Maioria dos descodificadores TDT custam menos de 30 euros

No passado mês de setembro, 62,1% das caixas descodificadoras para TDT vendidas em Portugal apresentavam preços inferiores a 30 euros e 32,7% tinham preços entre os 30 e os 50 euros, revela a Anacom .

Os dados comprovam que o preço dos descodificadores de TDT tem mantido uma tendência decrescente. No terceiro trimestre de 2011 o valor médio rondou os 37 euros, menos 18% que no trimestre anterior.

No mês de setembro o preço médio situava-se nos 34 euros, menos 24,4% do que em junho, mês em que o preço médio dos descodificadores estava nos 45 euros.

Em termos acumulados, no terceiro trimestre, as vendas de descodificadores de TDT com preços inferiores a 30 euros somaram 48,8% do total dos equipamentos vendidos.

“Os consumidores estão a apostar na compra dos equipamentos mais baratos que estão à venda no mercado para assegurarem a sua migração para a TDT”, refere o regulador numa nota enviada à imprensa.

Muito recentemente, a Deco atualizou a lista de descodificadores compatíveis com a TDT, que agora reúne informações sobre mais de 51 modelos, com preços a partir de 27,90 euros. Na listagem que a associação publica no seu site é possível ter acesso a informação sobre preços, características e lojas com os melhores preços para cada modelo.

Apesar de salientar que a venda de caixas descodificadoras está a crescer “a bom ritmo” (com um crescimento de 29% entre julho e setembro), “em termos absolutos, ainda estão muito abaixo do necessário para que a migração se faça sem sobressaltos”, considera a Anacom.

Numa altura em que toda a população está já coberta pela TDT, o regulador defende que “é importante que as pessoas comecem a preparar a transição desde já, evitando a pressão dos últimos dias e os riscos de ficarem sem ver televisão temporariamente”.

“De facto, se todos deixarem a migração para a TDT para o último dia é provável que não encontrem disponíveis os equipamentos de preço mais baixo, ou que não encontrem mesmo equipamentos à venda, já que nesse cenário poderão existir ruturas de stocks”, avisa a Anacom.

O desligamento do sinal analógico de televisão a nível nacional começa no próximo dia 12 de janeiro, seguindo-se os Açores e a Madeira a 22 de março, e a 26 de abril o resto do país.

 

 

in Sapo

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here