A segunda Concentração Motard dos Açores, que começa hoje, junta na Terceira mais de duzentos participantes, com cerca de 130 motards de outras ilhas, segundo a organização, que registou um crescimento de mais de 30% de adesões.
Olavo Esteves, promotor da iniciativa, que decorre no Centro de Desportos Motorizados da Praia da Vitória, sublinhou à Lusa a afluência ao evento, que tem mais de 200 inscrições de motards, havendo “um representante Canadá, dois clubes de Portugal e de todas as ilhas dos Açores com exceção das Flores”.
“Tínhamos algum receio devido à conjuntura atual, mas felizmente a fluência é muito satisfatória”, sublinhou, frisando que o evento dinamiza o turismo interno, a economia e permite a confraternização entre motards, criando “grandes laços de amizade”.
Olavo Esteves explicou que “a inscrição tipo B, que não tem refeições incluídas, será muito solicitada no primeiro dia da concentração, à semelhança do ano passado” e dá acesso a todos os espetáculos.
Promovida pelo TerceirAçor Moto Clube, a concentração termina na segunda-feira, com um programa que inclui concertos de música, passeios temáticos com visita a um ganadero e acompanhamento do maneio dos toiros, concursos de Miss Moto T-Shirt Molhada, espetáculos de dança e uma tourada à corda.
Olavo Esteves disse que o acompanhamento do maneio dos touros no domingo “deverá ser um dos pontos altos”, pois pretende mostrar aos visitantes uma tradição da ilha Terceira.
O feriado, na segunda-feira, está reservado para uma missa campal e a tradicional volta à ilha em caravana.
A concentração, que é aberta a todo o tipo de motas, foi criada na Terceira, pelo que os dois primeiros anos do evento foram realizados naquela ilha, mas a partir de 2014 “vai começar a rodar pelas várias ilhas” dos Açores.
Lusa