Mau tempo provocou prejuízos de 10 milhões de euros

O Governo Regional dos Açores estima em 10 milhões  de euros o valor dos prejuízos causados pelo mau tempo que afectou o arquipélago  na última quinzena de Dezembro.

 
A verba estimada pelo executivo regional inclui intervenções em infra-estruturas,  como pontes e estradas, mas também acções como o reordenamento de ribeiras,  realojamentos habitacionais e ajuda para a aquisição de equipamentos domésticos.
 
Os maiores prejuízos ocorreram na Terceira e em S. Miguel, mas o mau  tempo provocou estragos em quase todas as ilhas do arquipélago. 
 
As fortes chuvas e o vento intenso obrigaram ao realojamento de cinco  famílias na Terceira e quatro em S. Miguel.     
 
A situação mais grave ocorreu em meados de Dezembro no concelho da Praia  da Vitória, na Terceira, onde as enxurradas provocadas pelas fortes chuvas  destruíram habitações, viaturas e estradas. 
 
O governo decidiu apoiar a reparação de prejuízos em habitações e o  reequipamento de uma dezena de estabelecimentos de pequeno comércio na Terceira.
 
Entre outras intervenções já decididas pelo executivo encontram-se o  reforço de três pontes na freguesia de Quatro Ribeiras, a mais afectada  pelo mau tempo que atingiu a Praia da Vitória. 
 
Apenas em intervenções no ordenamento de ribeiras na ilha Terceira,  o Governo regional conta investir cerca de três milhões de euros. 
 
As intervenções previstas incluem ainda obras de requalificação de vários  caminhos e de sistemas de abastecimento de água à lavoura que foram afectados,  num investimento que pode atingir quatro milhões de euros. 
 
Nas estruturas de apoio à pesca afectadas pelo mau tempo no arquipélago,  os prejuízos são estimados em cerca de 400 mil euros. 
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here