As médias dos exames de Português e Matemática do secundário feitos nos Açores na primeira fase foram negativas e abaixo dos resultados de 2012, tal como aconteceu a nível nacional, segundo os dados da Direção Regional da Educação (DRE).
A Matemática A, os alunos açorianos conseguiram uma média de 82,88 (numa escala que vai até 200 e que normalmente é transformada em valores de 0 a 20). Este resultado é ligeiramente superior à média nacional, que foi 82 (ou 8,2 valores). Em 2012, os alunos dos Açores tinham conseguido uma média de 87,50 a Matemática, igualmente um pouco mais do que o resultado nacional (87 ou 8,7 valores).
Já no exame nacional de Português, os açorianos tiveram um resultado abaixo da média nacional (80,8 nos Açores e 89 em todo o país). Tanto a nível regional como nacional, as médias baixaram de 2012 para 2013 no exame de Português, já que no ano passado tinham sido 89,88 nos Açores e 95 no país (8,9 ou 9,5 valores, respetivamente.)
A Física e Química A a média nos Açores foi também negativa: 75,25, abaixo do resultado nacional (78), mas melhor do que em 2012 (71,85). Já a Biologia e Geologia, a média de 76,19 ficou abaixo da nacional (78) e, tal como no conjunto do país, inferior à do ano passado (87,67).
Estas três disciplinas – Física e Química A, Matemática A e Biologia e Geologia -, fundamentais para quem quiser prosseguir estudos superiores nas áreas científicas, como as engenharias ou Medicina, foram as que registaram, a nível nacional, as maiores taxas de reprovação nos exames: 24% em Física e Química A, 20% em Matemática A e 16% em Biologia e Geologia.
Segundo a DRE, os exames nacionais do secundário de 2013 foram feitos por 6.988 alunos em 22 escolas dos Açores. “As médias regionais seguem, no geral, a tendência do todo nacional: a média desce a Matemática A, a Biologia e Geologia e sobe a Física e Química A”, destaca a DRE.
Também os resultados de Português revelam uma “tendência” que “converge” com a descida nacional, destaca a DRE. “Regista-se ainda que, no ano em curso, os estabelecimentos de ensino da Região Autónoma dos Açores melhoraram, relativamente a 2012, as classificações obtidas nas provas de exames das disciplinas de Alemão, Francês, Inglês, Desenho A, Geometria Descritiva A, Filosofia, Física e Química A, Literatura Portuguesa e Matemática B, sendo que nas quatro primeiras disciplinas, as médias são iguais ou superiores a 12 valores”, prossegue a análise da DRE, a que a Lusa teve acesso. Comparando com os resultados no conjunto do país, as médias no Açores superam as nacionais a Francês, Inglês, Desenho A e História da Cultura e das Artes. Segundo a DRE, houve, por outro lado, “vários alunos” nos Açores com 20 valores em algumas provas (Desenho A, Geometria Descritiva A, Inglês e Física e Química A).
O secretário regional da Educação dos Açores disse hoje que os resultados dos alunos da região na primeira fase dos exames do secundário melhoraram e destacou que a média a Matemática foi superior à média nacional.
Fagundes Duarte entende que estes resultados revelam que os alunos e os professores da região “estão a trabalhar bem” e realçou o papel das escolas na gestão dos exames, mesmo em período de greve. “Gostaria de realçar o excelente comportamento das nossas escolas, que, mesmo numa situação de greve, conseguiram que os nossos alunos tivessem a possibilidade de fazer os seus exames com calma e com todas as condições”, sublinhou.
Lusa