“Mestre Simão” é peça da “revolução tranquila” do modelo de transporte marítimo pensado para a Região

Realizou-se hoje na cidade da Horta, a cerimónia de bênção e apresentação pública do “Mestre Simão”, o primeiro dos navios que o Governo Regional adquiriu para a renovação da frota marítima do Grupo Central.

Este navio, que assegurará o transporte regular de passageiros nas ilhas do Triângulo, tem capacidade para transportar 333 passageiros e oito viaturas, e condições melhoradas e mais dignas no que diz respeito ao transportes de doentes, que “tem a ver, em primeiro lugar, com a dignidade e o respeito pela intimidade e o bem-estar daqueles” dos mesmos.

Durante a cerimónia, Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional, destacou que esta não é apenas uma melhoria de condições no transporte de passageiros, havendo uma ambição política que lhe está subjacente, revelando que esta é “ uma peça essencial naquela que já considerei ser “uma revolução tranquila” que se está a operar no modelo de transporte marítimo na nossa Região”, disse.

Tanto “Mestre Simão”, bem como no caso do segundo navio, cuja chegada está prevista ocorrer até ao final do corrente ano, o Governo dos Açores pretendeu homenagear duas das várias figuras de referência do transporte marítimo entre o Pico e o Faial.  Manuel Alves, Mestre Simão e Gilberto Mariano da Silva, ou, como era mais conhecido, “Gilberto das Lanchas”, vêem assim os seus nomes impressos na história e no passado dessas ligações.

A construção dos dois barcos, que começam a operar em 2014, foi adjudicada em abril de 2012 por 18,5 milhões de euros.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here