Mulheres têm assumido “importância crescente” no setor agrícola dos Açores

marilia camaraNum dia celebrado no feminino, o Secretário Regional da Agricultura e Florestas madrugou para visitar a exploração agrícola gerida por Marília Câmara, uma agricultora de 45 anos, nas Capelas, em S. Miguel, onde destacou a “importância crescente” que as mulheres têm vindo a assumir no setor agrícola dos Açores, numa atividade que ainda se pensa no masculino.

Marília Câmara que tem a exploração registada em seu nome desde 2004,  para além ajudar nas operações e de tratar de toda a parte financeira e burocrática da exploração, é mãe de dois filhos e gestora do lar. Tarefas que divide com o marido, em casa e na exploração, que tem meia centena de animais, dos quais 33 vacas em lactação, numa área de cerca de 18 hectares com ordenha fixa e um pequeno estábulo, dando hoje rosto a tantas outras mulheres que na Região ocupam lugares que antes eram maioritariamente destinados aos homens.

A sua proatividade levou-a a fazer projetos de investimento e a ocupar durante 10 anos um lugar nos corpos sociais da AJAM – Associação de Jovens Agricultores Micaelenses.  

“Trata-se de um exemplo de empreendedorismo na agropecuária açoriana”, frisou João Ponte, destacando este exemplo, como o de “tantas outras mulheres neste setor que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento desta área, que é um autêntico motor económico da Região”.

Os últimos dados conhecidos do Inquérito à Estrutura das Explorações Agrícolas de 2013 indicam que, entre as 11.825 explorações registadas na Região, 10.464 pertenciam a homens e 1.361 a mulheres. 

“Este deixou de ser um setor quase exclusivamente masculino, assumindo as mulheres um papel cada vez mais relevante, não só como proprietárias de explorações agrícolas, mas também como modelos de inovação, dinamismo e capacidade de conciliar o trabalho com a vida familiar”, elogiou João Ponte, neste que é o Dia Internacional da Mulher.

 

 

Açores 24Horas /Gacs

talholagoa1

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here