Navios vão abastecer nas Portas do Mar este Verão

portas-do-marA Secretaria Regional da Economia deu instruções à Administração dos Portos das Ilhas de São Miguel e Santa Maria para que o problema de abastecimento de combustíveis a cruzeiros e ferries que atracam no novo terminal de Ponta Delgada seja resolvido o mais depressa possível.

 

Ao que foi possível apurar, foi esta terça-feira consignada a um consórcio de empresas a obra de ligação entre as estruturas das Portas do Mar e do Porto Comercial de Ponta Delgada (onde actualmente os navios são obrigados a ir abastecer depois de desembarcarem os passageiros no novo cais) através de um ponto de ligação junto ao Cais da Sardinha. Esta obra que tem um prazo de execução de cinco meses começa de imediato e tem um custo de 800 mil euros. Foi também lançado em Janeiro o aviso de adjudicação para o fornecimento e montagem de um quebra-mar flutuante para a Marina das Portas do Mar ‘contra’ a flutuação.

 

 

48 cruzeiros em 2009

No primeiro ano completo de funcionamento, o cais de cruzeiros de Ponta Delgada tem prevista a escala de 48 cruzeiros, número igual ao do ano passado, quando o serviço foi basicamente assegurado pelo porto comercial desta cidade. Este é um número que, conforme anteriormente assumido pela Administração dos Portos de São Miguel e Santa Maria era previsível e que não deverá sofrer grande evolução, inclusive em 2010, dada a antecedência com que os operadores programam as respectivas escalas.

 

 Abril será o mês de maior movimento nas Portas do Mar, com a escala prevista de 16 navios de cruzeiro, dos quais se destaca a visita do “Independence of the Seas”, navio com capacidade para 3800 passageiros e uma tripução de 1360 elementos.

 

 

Estará em São Miguel no dia 19 de Abril. Este será o maior cruzeiro a visitar Ponta Delgada em 2009, estando também escalas de outros “monstros”, como o “Voyager of the seas”, “Crown Princess”, “Emerald Princess” ou o “Ruby Princess” todos com capacidade superior a 3 mil passageiros. Estão previstas escalas até Dezembro, com excepção dos meses de Julho e Agosto. A próxima será a do “Azamara Journey”, a 29 de Março.

 

 

O número de escalas agendadas para o porto de Ponta Delgada, exactamente as mesmas que as registadas em 2008, e o total de 90 escalas previstas para o conjunto de portos da Região pode não ser suficiente para contrariar a tendência de quebra registada no ano passado, no que concerne ao turismo de cruzeiros. 
De acordo com a agência Presstur, sustentada em dados da Administração do Porto de Lisboa e do Turismo de Portugal, no ano passado o conjunto dos portos dos Açores foi o único a registar uma quebra do movimento de passageiros de cruzeiro face ao ano anterior. A queda foi na ordem dos 23,2% (menos 15,2 mil passageiros), registando-se um total de 50546 passageiros. Note-se que o turismo de cruzeiros em Portugal atingiu no ano passado os 900 mil passageiros, mais 23,3% (mais 170 mil) que em 2007, com o número de escalas de navios a crescer 13%, para um total de 741.
Curiosamente, apesar da dimuição do número de passageiros, os portos dos Açores contribuíram para o aumento no número de escalas.
Em 2008, a Região contabilizou 83 escalas (11,2% do total nacional), mais dez que em 2007. Para o corrente ano estão previstas 90 atracagens. Em conjunto, Lisboa e Funchal somaram 78% das escalas de navios de cruzeiros em 2008.
Em relação a passageiros, Lisboa reconquistou em 2008 a liderança do movimento de passageiros de cruzeiros em Portugal perdida em 2001 para o Funchal, com 407058 passageiros, que constitui um novo recorde em portos portugueses (45,3% do total de passageiros de cruzeiros nos portos portugueses).  Numa perspectiva mais positiva, os portos açorianos foram os únicos do país onde os passageiros em trânsito tiveram um decréscimo, tendo aumentado os passageiros em turnaround. Conforme a Presstour, estes registaram em 2008 um aumento de 201,1%, atingindo um total de 1650 passageiros.
Os passageiros em trânsito passaram de 99,1% do total para 96,7%. Os chamados passageiros em turnaround, são aqueles que iniciam ou terminam o cruzeiro no porto, o que regra geral implica a utilização de alojamento hoteleiro e de outros serviços, ao contrário dos passageiros emtrânsito, cuja estadia se resume ao tempo de escala.
Como curiosidade, refira-se que dos 1650 passageiros em tournaround registados nos portos da Região em 2008, 800 foram embarques e 850 desembarques.

Olimpia Granada/Rui Leite Melo (in AOriental)

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