Campeonato do Mundo de Surf Júnior | Segundo dia de prova seleção nacional está motivada

surf-foto-mafalda-lopesO segundo dia do campeonato do mundo de surf júnior da ISA (International Surfing Association), que hoje continuou, na Praia do Monte Verde, Ribeira Grande, teve duas partes bem distintas.

Pela manhã, com ondas de meio metro, muito acessíveis, maré a encher e um sol abrasador, realizaram-se as primeiras fases das competições femininas de sub-16 e sub-18. As cabeças de série estiveram em destaque, com performances de encher o olho e surf de altíssimo nível.

Destaque para as havaianas Brisa Hennessy, Summer Macedo (campeã mundial em título) e Mahina Maeda (ex-campeã mundial Pro Junior), para as norte-americanas Maddie Peterson, Caroline Marks e Alyssa Spencer, que fizeram algumas das maiores pontuações do dia, mas também para a francesa Uhaina Joly, para a canadiana Mathea Olin e, sobretudo, para a japonesa Minami Nonaka, que fez o maior score combinado do dia – 17,93 pontos em 20 possíveis.

Entre as portuguesas, Inês Bispo e Mafalda Lopes, em sub-18, avançaram para a segunda fase do quadro principal, assim como Mariana Garcia, em sub-16. Já Francisca Veselko, também em sub-16,não conseguiu avançar diretamente, encontrando-se agora na primeira fase das repescagens.

Francisca é um dos elementos mais novos desta jovem seleção, com apenas 13 anos, embora filha de surfistas experientes.

Depois de uma pausa de duas horas, devido à menor qualidade das ondas durante a maré cheia, retomou-se a competição masculina, por volta das 15h. Com a chegada da nova ondulação, chegou também a chuva e algum vento desfavorável (on-shore), embora as temperaturas se mantivessem bastante amenas.

Nas dez baterias de cada escalão masculino disputadas, os maiores destaques voltaram a ficar por conta de atletas australianos, norte-americanos e japoneses, que pontuaram acima da média.

Destaque igualmente para Edmilson “Jéjé” Cruz, de São Tomé e Príncipe, que avançou na sua bateria da primeira fase, com muito bom surf demonstrado, entrando assim para a história do seu país como o primeiro surfista a avançar uma eliminatória de uma prova internacional.

Da seleção nacional, entraram em prova apenas dois surfistas, Joaquim Chaves e Francisco Almeida, que avançaram diretamente para a segunda fase, respetivamente em sub-16 e sub-18. Francisco disputou a última bateria do dia, onde conseguiu virar o resultado a seu favor nos últimos minutos da eliminatória, graças a uma onda boa, de 7,33 pontos em 10 possíveis.

“Foi um bom dia para a seleção nacional, que até agora só perdeu dois atletas para a segunda vida do campeonato do mundo. Seguimos em frente, no evento principal, com sete atletas e ainda faltam três disputarem as suas primeiras baterias”, afirmou um satisfeito Francisco, à saída da água.

O Vissla ISA World Junior Championship retoma a competição amanhã, novamente a partir das 8h da manhã.

 

 

Fonte – Vissla ISA World Junior Championship

Foto- Mafalda Lopes

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here