Novo avião C- 295 destacado para a Base das Lajes

aviao-c-295O novo avião militar C-295 está destacado para a Base das Lajes, na ilha Terceira, para substituir os Aviocar.

O aparelho tem maior capacidade de transporte e de autonomia de voo – características que conferem ao avião melhores condições para operar nos Açores, onde, já inscreveu no seu currículo uma evacuação médica inter-ilhas.

O CASA  C-295 chegou à Base das Lajes em Março, trazendo para o arquipélago a renovação da frota dos Aviocar, adquiridos por Portugal durante a Guerra no Ultramar.

O destacamento do novo avião é sancionado a 17 de Abril pelo ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, que se desloca às Lajes para oficializar a operacionalidade do avião.

Trata-se de um bi-motor turbo-hélice que pode transportar 24 macas montadas para evacuação de feridos ou de doentes, ou ainda transportar 9.250 quilos de carga diversa, incluíndo veículos ligeiros.

A aeronave aumenta, significativamente, a capacidade de transporte e de carga da Força Aérea Portuguesa, pondo fim, inclusivamente, às limitações dos Aviocar nos voos para as Regiões Autónomas, porque não conseguiam transportar carga para o arquipélago, sendo recorrente o uso do C-130.

Uma das funções do C-295 nos Açores é a evacuação médica e, a 23 de Março, o aparelho já transportou um doente da ilha de Santa Maria para São Miguel.

Portugal adquiriu 12 C-295 e este é o segundo processo de renovação de meios operacionais neste ramo militar, depois dos Merlin terem substituído os helicópteros Puma.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here