Novo líder do PSD vai ser escolhido até às 23 horas

A votação para a eleição do novo líder do PSD decorre até as 23 horas. Mais de 78 900 militantes estão em condições de votar.

 

Nas primeiras eleições directas para a liderança do PSD, que se realizaram em 2006 e das quais saiu vencedor Luís Marques Mendes, estavam em condições de votar cerca de 55 mil militantes . Desses, aproximadamente 20 mil exerceram depois o seu direito de voto.

Um ano mais tarde, em 2007, nas diretas conquistadas por Luís Filipe Menezes, o número de inscritos subiu para 63 mil e os votantes foram mais de 38 mil. Nas directas de 2008, das quais Manuela Ferreira Leite saiu vencedora, o universo eleitoral foi de 76.388 militantes, dos quais perto de 46 mil participaram nas eleições.

 

Dos mais de 78.900 militantes com direito de voto, mais de 16 mil pertencem à distrital social democrata do Porto.

Seguem-se a Área Metropolitana de Lisboa, com perto de 13 mil inscritos nas directas, Braga, com quase oito mil, Aveiro, com mais de seis mil, e Coimbra, com aproximadamente 4.500 militantes em condições de votar.

 

Os militantes inscritos na região autónoma da Madeira são cerca de 2.500, nos Açores perto de 600 e nos círculos da emigração aproximadamente 1200, dos quais dois terços pertencentes a estruturas do PSD fora da Europa e um terço a estruturas da Europa.

São candidatos às directas para a liderança do PSD Pedro Passos Coelho, Paulo Rangel, José Pedro Aguiar-Branco e Castanheira Barros. Nessas eleições, os militantes vão também escolher os delegados ao XXXIII Congresso do PSD, que elegerá os novos órgãos do partido.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here