Oleksandr Prokopenko expõe pela primeira vez no Faial

oleksandr-prokopenkoOleksandr Prokopenko, natural da Ucrânia,  traz pela primeira vez ao Faial “Ilhas encantadas”, uma exposição de pintura a óleo, que retrata de forma inequívoca como este artista plástico se sente em relação às nossas paisagens.

Esta exposição, foi apresentada em Junho ultimo na Casa dos Açores do Norte, tendo Prokopenko tido a melhor das críticas.

Em conversa com o artista ficámos a conhecer melhor a sua obra. Oleksandr cria descomprometidamente conforme o que lhe vai na alma não escolhendo género nem técnicas específicas. Pinta incansavelmente e faz várias exposições. Nas suas obras a influência do realismo é notória, assim como outros estilos, pois segundo ele as suas pinturas não têm fronteiras, uma vez que alia o antigo ao contemporâneo.

No entanto, as ilhas tocaram-lhe de forma diferente, aqui sentiu a energia pura de um lugar “aberto”, verde, livre do cinzento do cimento que abunda na maioria dos lugares que conhece.

oleksandr-prokopenko1Confessa-se apaixonado pelo Faial e pelo Pico, as duas ilhas do Arquipélago que conhece, e esse sentimento está presente na sua obra, que exprime um mundo mágico de texturas, formas e cores.

“Ilhas Encantadas” estará patente na Quinta da Abegoaria, na freguesia de Pedro Miguel, até ao final de Setembro, de segunda a sábado, das 15h ás 18h.

 

Sissa Madruga / Foto – João Rosa (MultiFace)

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here