Onze jovens açorianos medalhados no Campeonato Nacional das Profissões

profissoes

Onze dos 14 representantes dos Açores no Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu em Santarém esta semana, obtiveram medalhas.

 

 

 

 

Os jovens da Região arrecadaram quatro medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, numa competição que reuniu cerca de 170 profissionais dos 17 e os 21 anos, provenientes de centros de formação, escolas profissionais, empresas ou auto-inscritos e pré-seleccionados em provas regionais.

 

 

Os novos açorianos campeões nacionais (medalhas de oiro) são Carlos Vidinha, em Carpintaria, André Rodrigues, em Electricidade, Luís Martins, em Gestão de Redes Informáticas e Wilson Silva , em Recepção de Hotelaria e Turismo.

 

 

 Como vice-campeões (medalhas de prata), qualificaram-se  Emanuel Figueiredo, (Contabilidade e Gestão), Bruno Drumonde (Cozinha), Carla Garcia (Higiene e Segurança no Trabalho), Ana Reis (Web Design), Cristiano Pamplona (Desenho de Construção Civil – CAD).

 

 Os quatro jovens açorianos agora distinguidos irão integrar a “selecção nacional” que representará Portugal na 40ª edição do WorldSkills, que terá lugar em Setembro, no Canadá .

 

 

Açores canditatos a receber Campeonato Nacional das Profissões de 2011

O Governo dos Açores candidatou a Região para  palco da edição de 2011 do Campeonato Nacional das Profissões .

 

A candidatura açoriana à recepção do fórum foi formalizada pela secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social junto da respectiva entidade organizadora, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

 

Representante de Portugal na WorldSkills, o IEFP promove, organiza e realiza os campeonatos regionais e nacional das profissões, assumindo a representação portuguesa nos campeonatos internacionais.

 

 

Para Ana Paula Marques a organização nos Açores de um campeonato nacional da especialidade constituirá “uma oportunidade única”, uma vez que o evento permite valorizar o estatuto social da formação profissional, favorecendo o reconhecimento das vias profissionalizantes como alternativas de sucesso para a inserção na vida activa e aperfeiçoamento de métodos e técnicas de organização e execução.

 

 

O primeiro Campeonato Internacional das Profissões, disputado em 1950 em Madrid entre Portugal e Espanha, reuniu 24 concorrentes, 12 de cada país, distribuídos por 12 profissões. 

 

Com a consolidação desta iniciativa, criou-se uma organização específica, a WorldSkills, cuja finalidade consiste na motivação de jovens, formadores, tutores e empregadores para o papel que a educação e formação podem ter na obtenção de altos níveis de desempenho profissional e, consequentemente, no aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das pessoas e das organizações.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here