Os Açores são o melhor spot para quem mergulha no Atlântico

susana-martins1

Com a entrada desta nova direcção o Clube Naval apostou na continuidade das duas valências da secção de Mergulho: escafandro autónomo e mergulho livre/apneia.

Susana Martins uma das responsáveis pela secção de mergulho com escafandro tem a seu lado, “uma boa equipa, grande e coesa, com grandes ideias e capacidade organizativa.”

A principal preocupação desta secção passa por tentar disponibilizar aos sócios do Clube que mergulham, condições para a prática do mergulho durante todo o ano, com especial enfoque, sempre, na segurança.

Assim, de 15 em 15 dias os mergulhadores interessados passam a poder, mediante uma pré-inscrição feita na secretaria, a utilizar os meios materiais e humanos do CNH para realizarem mergulhos, desde que estejam reunidas as condições atmosféricas ideais. 

 

 

 

Este ano vamos continuar a ter a “Limpeza a Fundo”?

Uma das actividades que dá mais projecção junto da comunidade faialense desta secção é a Campanha de Limpeza a Fundo. A última decorreu na Praia do Porto Pim e juntou uma larga centena de miúdos das escolas, o que para nós é extremamente recompensador. Essa continua a ser a nossa grande aposta porque a presença das escolas marca a diferença sobretudo na mensagem que é transmitida em casa aos pais.  

 

 

 

O calendário para 2009 é um tanto ou quanto ambicioso. Isso não a preocupa?

Acima de tudo vamos tentar reanimar a secção de mergulho, para transforma-la naquilo que já foi há uns anos atrás. Na altura, quando o Dr. Quintino era o responsável, conseguiu-se ter compressores, garrafas e a secção funcionava como que um Clube de Mergulho dos Associados do Clube Naval.

Assim sendo, e seguindo essa linha de pensamento, queremos começar a disponibilizar os meios necessários à organização de saídas para os amantes do mergulho que, por razões várias, como por exemplo, pelo facto de não terem um barco para ir para o mar, ou garrafas, não praticam mergulho com tanta frequência como a que desejariam. Tudo no sentido de permitir que as pessoas que gostam de mergulho o possam fazer durante todo o ano, sem prejuízo dos Centros de Mergulho existentes na ilha.  

 

 

 

A grande novidade é o Campeonato Regional de Fotografia Subaquática?

A Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas convidou o Clube Naval da Horta para organizar o Campeonato Regional de Fotografia Subaquática em Junho próximo. É a primeira vez que vai ser organizado um campeonato regional deste género nos Açores e regozijamo-nos por isso.

A organização pretende que na Madeira, nos Açores e no Continente sejam organizados 3 campeonatos regionais onde sejam apurados as melhores duplas para ingressarem o Campeonato Nacional que ditará quem vai participar no campeonato internacional de fotografia.

O Faial, por logística, tem todas as condições para levar a efeito este campeonato: temos centros de mergulho muito bem equipados, tem mergulhadores experientes, uma câmara hiperbárica que nos assegura a segurança, e temos condições naturais únicas.

As expectativas passam sobretudo pela vontade de ter muita gente neste campeonato. Esperamos que as pessoas adiram e venham ver o que temos aqui debaixo que é … inebriante.  

 

 

 

Outra das provas do calendário é o Faial-Sub. O que é este evento?

Quando se pensa em fotografia subaquática estamos a pensar em máquinas muito grandes e em nomes sonantes. O Faial-Sub é o momento de oportunidade que nós, mergulhadores amadores, que temos daquelas câmaras estanques de plástico, de irmos fazer um mergulho e tirar umas fotos.

É uma forma, acima de tudo, de dar oportunidade áqueles que não são profissionais de se iniciarem e passar um dia muito bom e mais uma vez fomentar o espírito de grupo e incentivar a que continuem a fazê-lo. Os resultados obtidos são fantásticos.

O Faial, apesar de ter muita gente a mergulhar, mas sobretudo a fazer caça submarina, o que vemos é que não há muita gente a mergulhar com escafandro. O argumento que nos dão é de que não há condições para fazer mergulho todo ano… daí a nossa aposta em dinamizar esta secção.  

 

 

 

Poderemos um dia ver o CNH num cenário internacional no campo do Mergulho?

Isso depende das pessoas. O Clube Naval é feito por cada um de nós individualmente. Já somos conhecidos no mundo internacional, e somos procurados por muitos mergulhadores de todo o mundo.  

 

 

Fonte – Gab.Imprensa CNH

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here