Está patente até ao próximo dia 28 de setembro, no lado sul da Igreja Matriz, em Ponta Delgada, a exposição fotográfica “SIGNIFICAR O CONCELHO”, “um ato de cultura e um apontamento de criatividade, com um sentido pedagógico e crítico, que se apresenta como um convite à reflexão sobre o concelho e os seus demais significados”, considerou José Manuel Boleiro, sobre a exposição, fruto do Concurso de Fotografia com o mesmo nome, organizado pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA) e patrocinado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Com o objetivo de projetar no seu todo o concelho, através do registo fotográfico das 24 freguesias que o compõem, a mostra reflete, através de 30 fotografias, vivências, saberes e estórias e conjuga passado, presente e futuro, iniciativa que contribui também para “o desafio permanente de atribuir novos significados ao concelho ou de dar-lhes uma roupagem diferente”.
Na inauguração da exposição, que teve lugar esta sexta-feira, Jorge Kol de Carvalho, presidente da AFAA traçou um balanço positivo da parceria do Município com a Associação, congratulando-se com o sucesso da parceria entre ambas as entidades, que viu renovada nas palavras de Bolieiro, que anunciou a intenção de manter a relação “frutuosa”… “que ajuda a dar vida e dinamismo a Ponta Delgada”, enaltecendo o “impulso cívico único e de mérito”, “fruto da proatividade e criatividade dos associados”, com “enorme vantagem para a atividade cultural e artística” do Concelho, realçou o presidente da autarquia.
“A fotografia cumpre, neste projeto, com a importante missão de registar o agora, ajudar a compreender o mundo e propor diálogos inéditos”, concluiu Bolieiro.
O vencedor desta edição de “SIGNIFICAR O CONCELHO”, foi Paulo Medeiros com o trabalho “Com os Olhos no Futuro”. “O Concelho do Fruto Rei”, de José Maria Sousa conquistou o 2ºlugar e com e em 3º lugar, Gabi Pontes destacou-se com “Ruralidades”. A exposição conta ainda com trabalhos de Nelson Raposo e Rui Freitas.
SM / Foto – José Maria Sousa