Parlamento aprova voto de protesto contra fecho da Estação Rádio Naval da Horta

O Parlamento dos Açores aprovou esta quarta-feira um voto de protesto apresentado pelo Bloco de Esquerda contra o encerramento da Estação Rádio Naval da Horta, na ilha do Faial, e a sua deslocalização para São Miguel. 

Segundo Zuraida Soares, deputada do BE, esta decisão do Governo da República teve por base “critérios unicamente economicistas” que contribuem para o progressivo esvaziamento da ilha do Faial, onde a estação estava instalada há 84 anos.

“Para o Faial e suas gentes, foi mais uma perda para a já frágil economia da ilha”, afirmou a parlamentar, recordando que o encerramento aquela estrutura “acentua o sentimento de abandono e mesmo de tristeza”, devido à “ligação afetiva” que havia com a população local.

O voto acabou por receber o voto favorável de quase todos os partidos com assento parlamentar, incluindo da bancada da maioria socialista, apesar de alguns partidos atribuírem parte da culpa do encerramento da Rádio Naval da Horta ao Governo Regional, do PS.

Costa Pereira, deputado do PSD, recordou que o seu partido já tinha apresentado anteriormente votos de protesto pelo encerramento daquela estrutura, que foram, no entanto, chumbados pelo PS porque os sociais-democratas atribuíam responsabilidades ao executivo açoriano.

Dos seis partidos com assento parlamentar (PS, PSD, CDS, BE, PCP e PPM), apenas o deputado monárquico, Paulo Estêvão, votou contra o protesto, não por discordar do tema, mas por entender que o documento estava “muito confuso”.

A Estação Rádio Naval da Horta fechou oficialmente no dia 7 as suas portas, apesar do protesto das autoridades locais, algumas das quais recusaram participar na cerimónia de encerramento.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here