Parlamento aprovou por unanimidade iniciativa do BE para promover emprego jovem

A Assembleia Legislativa dos Açores aprovou hoje por unanimidade um projeto de resolução do BE que recomenda ao executivo regional medidas para fomentar o emprego de jovens, nomeadamente a contratação de estagiários.

“É preciso agir depressa”, afirmou José Cascalho, deputado regional do BE, na apresentação da iniciativa, frisando que o desemprego entre os jovens açorianos subiu “mais de 40 por cento”.

O projeto de resolução do BE/Açores visa a criação de condições para a contratação de jovens que frequentam os programas Estagiar L e T pelas empresas onde realizam esse estágio profissional.

António Marinho, do PSD, manifestou apoio a esta iniciativa, considerando que há muitos jovens açorianos qualificados que não conseguem entrar no mercado de trabalho.

Nesse sentido, recordou que “mais de um terço dos jovens açorianos estão desempregados”.

António Marinho lamentou ainda que a iniciativa do BE, apresentada há cerca de cinco meses, apenas agora tenha chegado ao plenário, considerando que se perdeu tempo para atacar um problema que é grave.

“Retardar significa deixar agravar”, frisou o deputado regional social-democrata.

Luís Silveira, do CDS-PP, também alertou para a “assustadora taxa de desemprego entre os jovens açorianos”, salientando que a iniciativa do BE permitirá “dar estabilidade profissional aos jovens na empresa onde realizaram o estágio”.

Por seu lado, o líder parlamentar do PS/Açores, Berto Messias, assumiu que a fixação dos jovens nos Açores “é um dos maiores desafios” que se coloca à região, salientando que as políticas públicas de fomento de emprego jovem têm tido “bons resultados”.

Berto Messias recordou que a taxa de empregabilidade dos jovens que frequentam os programas Estagiar L e T é de “52 por cento no dia a seguir a terminar o programa de estágio e de 70 por cento seis meses depois do fim do estágio”.

A defesa das políticas do executivo nesta área foi também assumida por André Bradford, secretário regional da Presidência, salientando que o aumento do desemprego jovem não ocorre apenas nos Açores, sendo uma “tendência” que se verifica a nível nacional e europeu.

André Bradford salientou ainda as medidas lançadas pelo Governo dos Açores para “reforçar a empregabilidade jovem” no quadro do Programa de Promoção e Valorização do Emprego.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here