Patrão Neves reune-se com agricultores

maria-ceu-patrao-nevesDecorreu ontem, na Casa de Povo de Capelas, uma sessão de esclarecimento com os agricultores locais. Nesta iniciativa do candidato do PSD à Junta de Freguesia, Reinaldo Arruda, estiveram presentes António Almeida, da Cooperativa Bom Pastor e a Professora Maria do Céu Patrão Neves, deputada europeia do PSD/A, recém chegada de Estrasburgo, onde participou nas sessões do Parlamento Europeu.

 

Patrão Neves, insistiu na desadequação da Healt Check da PAC, iniciada em 2008, motivada pelo actual estado de crise do sector, apresentou a posição da Comissária da Agricultura Fisher Boel, do Conselho e do Parlamento Europeu, e as suas próprias preocupações e iniciativas.

 

 Neste último ponto, importa destacar a importante emenda que propôs e que foi aprovada pelo parlamento europeu, relacionada com a regra de Minimis, em que propôs uma subida da ajuda directa ao produtor de 7500€ para 15000€, ajuda esta, de iniciativa do estado membro, não necessitando de autorização da União Europeia.

 Por outro lado, sublinhou que a política seguida pela comissão europeia, aponta para a liberalização plena do sector, algo que a deputada rejeita, pois considera que a União Europeia não pode abdicar de alguns mecanismos de regulamentação do mesmo, entre os quais o actual regime de quotas.

 

 Esta posição foi também fortalecida, com o argumento de que a Europa não pode esquecer a sua sustentabilidade alimentar, uma vez que futuras e imprevisíveis alterações da situação geopolítica mundial poderia colocar em risco o abastecimento de produtos alimentares aos Europeus.

 

Por último, foram deixadas algumas pistas, no sentido da sustentabilidade no sector, sem que todavia, alguma delas por si só se afigure como suficiente, sendo necessária uma articulação entre todas, como por exemplo a criação de um fundo do leite, o estímulo ao consumo, o investimento no valor acrescentado dos produtos, destacando-se a importância da rotulagem e da origem do leite, o alargamento do período de intervenção bem como dos produtos e dos países para exportação, a diferenciação, a preocupação ambiental das explorações, entre outras.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here