Patrão Neves defende preservação das zonas costeiras e dos Oceanos como prioridade estratégica para Portugal

A Eurodeputada do PSD, Maria do Céu Patrão Neves, defendeu esta semana em Estrasburgo a preservação das zonas costeiras e dos Oceanos.
 
Patrão Neves sublinhou o facto de “quase 50% da população europeia viver em zonas costeiras o que, por si só, exige redobrada atenção para a preservação e gestão integrada destas regiões” e acrescentou que”80% do lixo e poluição que existe no mar, ter origem em terra”, exortando assim para  “uma estratégia de combate consertada para este problema, que contemple também o domínio terrestre”.

 
 
Para a Eurodeputada, “a poluição oceânica e degradação do litoral europeu constitui, para além de uma questão ambiental, um problema económico, já que nalguns países, como é o caso de Portugal, as práticas de turismo dirigido a actividades marítimas, como o whale watching, mergulho e outras, constituem já uma receita importante para algumas regiões, nomeadamente Açores, da Madeira e Algarve” .
 
A relatora do Parlamento Europeu para o Livro Verde da Reforma da Política Comum de Pesca, considera ainda que ” também a poluição das águas tem contribuído de forma significativa para o actual estado de depauperação de alguns stocks de espécies que constituem recursos haliêuticos importantes” e chama a atenção para a “necessidade da UE garantir uma plena aplicação da Directiva para o Meio Marinho, pilar ambiental da Estratégia para a Política Marítima Integrada” .
 
Patrão Neves terminou considerando “ser fundamental que o nosso Governo assuma de forma decisiva e determinada a preservação das zonas costeiras e dos Oceanos como prioridade estratégica para Portugal” .

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here