Paulo Rosa pede esclarecimentos ao Governo sobre aeroporto das Flores

O Deputado do CDS-PP Açores, Paulo Rosa pretende obter esclarecimentos do Governo Regional dos Açores sobre o futuro do Aeroporto da ilha das Flores, infra-estrutura aeroportuária gerida pela ANA, SA, mas que pode passar para a tutela da Região.

 

 

Em requerimento enviado esta semana ao Parlamento Açoriano, o parlamentar centrista, lembra as “recentes declarações do Senhor Presidente do Governo Regional em que admitiu que a ANA, S.A. poderá deixar a gestão do aeroporto das Flores”, vindo esta a ser “assumida por completo pelo Governo Regional”.

 

 

Rosa recorda, também, que “o aeroporto das Flores é uma infra-estrutura deficitária que, neste momento, é assumida pela ANA, S.A., sem encargos para a Região”, facto que o leva a perguntar “qual o interesse do Governo Regional em assumir a gestão de uma infra-estrutura deficitária que, neste momento, não representa qualquer encargo para a Região?”.

 

O Deputado centrista quer ainda saber “de que forma e em que condições se fará a transferência da gestão?” e solicita ao executivo “cópias dos documentos subscritos entre a empresa ANA, S.A. e o Governo Regional sobre esta matéria”.

 

Por outro lado, o parlamentar do CDS-PP tem dúvidas quanto ao “cenário admitido pelo responsável governativo” que “contempla apenas o aeroporto das Flores e nenhum outro da nossa Região”, pelo que questiona: “Porque razão se contempla o cenário de transferência de gestão exclusivamente no que respeita ao aeroporto das Flores?”.

 

Paulo Rosa faz ainda referência ao facto de “o Senhor Presidente do Governo Regional ter assumido também que a questão da certificação da iluminação da pista do aeroporto das Flores teve um desenvolvimento muito positivo”, após a reunião que manteve com o Presidente da ANA, na passada semana. Isto para enquadrar mais duas questões. A primeira tem que ver com postos de trabalho: “Pode o Governo Regional assegurar a manutenção dos postos de trabalho dos profissionais da ANA, S.A., ICTS, NAV Portugal EPE e bombeiros da Associação de Bombeiros Voluntários de Santa Cruz das Flores que exercem funções presentemente no aeroporto das Flores?”; e a segunda tem que ver com futuros investimentos: “Que investimentos pretende efectuar o Governo Regional nesta infra-estrutura caso se venha a confirmar a transferência de gestão?”.

 

Recorde-se que, já  em Maio passado, o Deputado eleito pela ilha das Flores entregou um requerimento sobre investimentos no aeroporto local, nomeadamente a iluminação da pista e a instalação de um equipamento ILS, sem, no entanto, ter obtido qualquer resposta até ao momento. 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here