A Câmara Municipal de Ponta Delgada coloca em prática já a partir de amanhã, 26 de junho, e até 27 de setembro, a iniciativa “PDL à Noite 2020”, que, através do encerramento de várias ruas do centro histórico da cidade, vai permitir ao setor da restauração abrir mais esplanadas durante o serão, dando “um sinal de apoio e de confiança ao setor da restauração”, depois de, devido à pandemia da Covid-19, ter sido cancelado o programa das Noites de Verão.
“PDL à Noite 2020” visa então, chamar mais pessoas à cidade e dinamizar a economia local, colmatando as restrições impostas aos espaços interiores dos restaurantes, o que aconteceu também devido à pandemia.
Assim, entre 26 de junho e 27 de setembro, o trânsito e estacionamento ficam proibidos, às terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e domingos, das 19h00 às 24h00, e aos sextas-feiras e sábados, das 19h00 às 02h00, nas ruas dos Mercadores, do Aljube, Açoriano Oriental, Manuel da Ponte, do Melo (entre as Ruas do Brum e Conselheiro Dr. Luís Bettencourt Medeiros e Câmara), Largo Vasco Bensaúde, arruamentos nascente e sul do Largo da Matriz e Comandante Jaime de Sousa.
A exceção vai para o acesso a moradores, táxis, portadores de deficiência, parques de
estacionamento, farmácia de serviço, unidades hoteleiras, autoridades policiais,
viaturas de emergência, viaturas de serviço de recolha de resíduos urbanos.
Haverá também para o mesmo período a alteração do sentido de trânsito na rua da
Misericórdia, que passa a ser de poente para nascente.
Recentemente, a autarquia prolongou, até final de setembro, a isenção das taxas relativas a ocupação de esplanadas.