Pesca de atum patudo atinge limite de capturas

Os pescadores açorianos estão impedidos de capturar atum patudo, uma das espécies que existem no mar da região, por terem excedido a quota atribuída pela UE, estando o executivo regional a negociar uma solução com as autoridades espanholas.
“Já demos instruções para que toda a frota de atuneiros regresse hoje aos portos da região para descarregar o patudo que, entretanto, tenham capturado”, afirmou Marcelo Pamplona, subsecretário regional das Pescas.

Marcelo Pamplona salientou que os atuneiros açorianos capturaram este ano maiores quantidades de atum patudo devido ao aparecimento desta espécie em maior número no mar dos Açores, pelo que vão agora ser obrigados a optar por outras espécies.

O subsecretário regional das Pescas frisou, no entanto, que os barcos “não têm que parar” devido a esta situação, uma vez que poderão continuar a capturar atum de outras espécies, como o voador e o bonito, espécies migratórias que começam a aparecer nesta altura do ano nas águas açorianas.

Para ultrapassar o problema do limite da quota de atum patudo, o Governo dos Açores aguarda uma resposta de Espanha ao pedido formulado para que os pescadores espanhóis troquem parte da quota que ainda dispõem para a pesca de patudo por idêntica quota de voador dos Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here