Petição quer matas e florestas de recreio abertas ao fim-de-semana

mata-florestaA Associação Ecológica Amigos dos Açores criticou esta quarta-feira o encerramento das florestas e matas de recreio de S. Miguel ao fim-de-semana, recordando que é ao sábado e domingo que os potenciais utentes têm disponibilidade para usufruir desses espaços.
 “Apesar do clima ameno e agradável, as zonas de lazer estão a funcionar apenas durante a semana e em horário laboral, isto é, quando a generalidade dos possíveis utentes está a trabalhar”, alertou a associação.
Em causa, está o horário de Inverno das Lagoas Empadadas e da Lagoa do Canário, que entrou em vigor a 1 de Outubro.

Até 30 de Abril, estes dois espaços estão abertos nos dias úteis entre as 08:30 e as 15:00, permanecendo encerrados aos sábados e domingo.

A crítica dos Amigos dos Açores estende-se também ao Pinhal da Paz, cujo horário de Inverno entra em vigor a 1 de Novembro e prevê o encerramento ao fim-de-semana até 20 de Março.

Este espaço verde, nos arredores de Ponta Delgada, estará aberto nos dias úteis entre as 08:00 e as 16:00.

Para inverter esta situação, a associação lançou esta semana uma petição na Internet, que já recolheu cerca de uma centena de meia de assinaturas, dirigida à presidente da Câmara de Ponta Delgada e ao Secretário Regional da Agricultura e Florestas.

A petição, que pode ser assinada no endereço electrónico www.peticao.com.pt/abertura-matas-e-florestas , recorda que as florestas e matas de recreio são “áreas lúdicas que proporcionam aos seus utentes momentos de descontracção e de lazer, fomentando a qualidade de vida e o bem-estar”.

Nesse sentido, considera que estes locais “devem estar disponíveis à população e visitantes para aproveitamento dos tempos livres”.

Por essa razão, os signatários solicitam a abertura daqueles espaços verdes durante os fins-de-semana, “com horários que tornem possível o seu usufruto pelos cidadãos”.

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here