Planos de segurança e evacuação serão atualizados em todas as escolas públicas da região

Dentro de ano e meio todas as escolas públicas da Região terão planos de segurança e evacuação atualizados, isto segundo um projeto de resolução aprovado esta terça-feira na Assembleia legislativa Regional.

Este compromisso foi aprovado, após o PSD/Açores ter denunciado que “apenas 20,9% dos edifícios escolares têm planos de segurança e evacuação aprovados. Além disso, 64% das escolas nunca foram inspecionadas, e apenas 17,3% realizaram exercícios de simulação no ano letivo passado”, enumerou o deputado Joaquim Machado, defendendo que a maioria das escolas não estão preparadas para responder em situação de catástrofe.

O parlamentar lembrou que, de acordo com legislação aprovada em 2005, “todas as escolas deviam dispor, até maio de 2006, de um plano de segurança e evacuação. E deviam ter sido inspecionadas pelo serviço regional de proteção civil e bombeiros até ao final do ano letivo 2009/10”, frisou.

O secretário regional da Educação assumiu algumas falhas nesta matéria, comprometendo-se a fazer cumprir o prazo agora alargado, garantindo que todos os planos estejam aprovados pelas entidades competentes em matéria de proteção civil, alegando porém que os estabelecimentos de ensino regionais “possuem já relativamente interiorizada uma cultura de proteção civil interiorizada” e que é pratica das escolas realizarem regularmente simulacros de incêndios e de catástrofes, mesmo que sem apoio de entidades externas.

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