Ponta Delgada acolhe estação de monitorização de ensaios nucleares

A Estação de Monitorização de Ensaios Nucleares instalada em Ponta Delgada, Açores, foi certificada pelo International Monitoring System Division, do Provisional Technical Secretarial, sedeado em Viena, anunciou hoje a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos.

Esta estação integra a rede internacional da Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBTO).

Para o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, esta certificação internacional distingue “um projeto de ponta estruturante e qualificante para os Açores, que coloca a região numa importante rede mundial”.

O arquipélago dos Açores possui três postos do Sistema Internacional de Monitorização do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares, instalados na Graciosa, nas Flores e em S. Miguel.

O Sistema Internacional de Monitorização que está a ser montado pela ONU para verificar o cumprimento do Tratado de Proibição de Ensaios Nucleares terá 337 estações de tipo sísmico, hidroacústico, de radionuclídeos e de infra-sons.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here