Ponta Delgada prepara-se para receber as XIV Grandes Festas do Espírito Santo

espirito santo pdlO Presidente da Câmara Municipal apresentou hoje, em conferência de imprensa, o programa das XIV Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.

José Manuel Bolieiro destacou “a distribuição das 50 pensões e a partilha das 14.000 sopas, como os dois dos momentos mais marcantes destas festas, onde o espírito de partilha e solidariedade são característicos”, realçando a grande mobilização “deste evento âncora”, que se realiza todos os anos, no segundo fim-de-semana de julho e onde “largas centenas de pessoas participam, voluntariamente, na realização destas Grandes Festas, que se tornaram numa forte referência para a nossa diáspora e constituem um verdadeiro cartaz turístico para Ponta Delgada”.

A abertura desta XIV edição será feita, esta quinta-feira, 6 de julho, pelas 21h00, na Igreja Matriz de São Sebastião, com a conferência inaugural “O Espírito Santo, Esse não Desconhecido”, proferida pelo Padre José Paulo Machado, seguindo-se um concerto com a Filarmónica Nossa Senhora das Neves, da freguesia de Relva, pelas 22h00, neste mesmo espaço”.

Na sexta-feira, 7 de julho, às 20h00, haverá a “Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo”, do Centro Municipal de Cultura para os Paços do Concelho, que será acompanhada pela Banda Minerva, dos Ginetes.

Após este momento tradicional das Grandes Festas do Espírito Santo, haverá o desfile da Charanga dos Bombeiros (Praça do Município), a abertura do Quarto do Espírito Santo (Edifício dos Paços do Concelho), o Concurso de Massa Sovada, cujo júri é a Confraria dos Gastrónomos dos Açores, a bênção da Despensa do Espírito Santo, a arrematação da massa e do pão, a abertura dos Quiosques de Solidariedade Social e do Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho (Lado Sul da Igreja da Matriz).

A encerrar o primeiro dia destas Grandes Festas está a Banda Minerva (Ginetes), que sobe ao Palco da Praça do Município, pelas 22h30.

No sábado, 8 de julho, às 9h00 haverá a distribuição de 50 pensões pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social do Concelho, às 11h30 a Coroa do Espírito Santo chega ao triato do Campo São Francisco, e às 12h00 começa a partilha popular das Sopas do Espírito Santo. Pelas 15h00, inicia-se o Cortejo Etnográfico das 24 Freguesias do Concelho, que este ano conta com a participação de 57 carros alegóricos, 28 carros de bois e 15 folias.

Às 19h30, há a recitação do Terço Cantado, no Quarto do Espírito Santo e às 21h00 começa o arraial de sábado, com o Grupo de Folias do Espírito Santo, no palco das Portas da Cidade, seguindo-se às 22h00 a atuação do Agrupamento Musical “Brumas da Terra”, no palco da Praça do Município.

No domingo, 9 de julho, às 9h00 decorre a tradicional Missa da Coroação, no Largo da Matriz, a distribuição do bodo de leite, às 11h00, nas Portas da Cidade e a Grande Coroação dos Impérios do Concelho começa às 16h00 e irá manter o seu percurso: Campo de S. Francisco, Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua da Fonte, Rua Ernesto do Canto, Rua dos Mercadores, Praça do Município.

A encerrar as XIV Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, estão as tradicionais Cantigas ao Desafio, no Coreto das Portas da Cidade, pelas 20h30 e a Banda “Haja Saúde”, pelas 22h00, no Palco da Praça do Município.

 

 

 

Açores 24Horas / NI

talholagoa1

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here