Portugal-Espanha: A esperança contra a fúria

seleccaoEspanha e Portugal nunca se defrontaram antes num Mundial da FIFA e “nuestros hermanos” partem como favoritos. Os campeões europeus , título que conquistaram na Áustria faz hoje dois anos, perderam um único encontro nos últimos 48, ganhando 44 jogos . Números que impressionam e que ” La Roja ” quer manter na confirmação da candidatura ao título mundial .

 

A Selecção portuguesa espera completar 20 jogos sem perder , o que significaria um novo recorde com Carlos Queiroz a ultrapassar a marca conseguida por Luiz Felipe Scolari à frente das quinas, de 19 jogos sem derrotas.

As duas Selecções defrontaram-se por 32 duas vezes com a equipa do país vizinho claramente em vantagem, somando 15 vitórias . Portugal ganhou apenas 5 encontros , mas é verdade que nos últimos 30 anos, onde se disputaram 12 partidas entre as Selecções da Península Ibérica, a Espanha apenas por uma vez venceu as quinas , num jogo amigável antes do Euro 2004 .

E no Europeu que Portugal realizou, a Selecção lusa ganhou à espanhola com um golo solitário de Nuno Gomes na última jornada da fase de grupos. “La Roja” fez as malas de volta a casa e as quinas chegaram à final que perderam com a Grécia .

 

No Euro 1984 as duas Selecções empataram a um golo. Em encontros a sério entre as duas equipas há ainda a registar a goleada sofrida por Portugal na fase de apuramento para o Mundial 1934 . A equipa portuguesa perdeu por 9-0 em Madrid naquela que é a segunda maior derrota de sempre do futebol português .

No Estádio Green Point , na cidade do Cabo, os “Navegadores” de Queiroz querem escrever mais um capítulo para a gloriosa história portuguesa. O treinador faz questão de lembrar a goleada de 7-0 à Coreia do Norte , a maior goleada deste Mundial, para apontar aos espanhóis que vão « jogar em nossa casa ». E na « casa » das quinas, que mandem os bravos lusitanos.

 

 

 

 

Susana Valente (Relvado)
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here