Potencial de exportação dos produtos açorianos em análise

ananasQue potencial de exportação podem ter os produtos açorianos ?
Esta foi uma questão analisada hoje por governantes e empresários, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.
Por parte do Governo açoriano, a tutela diz que existem apoios ao fomento da exportação, mas, por sua vez, os empresários consideram esses apoios insuficientes, recaíndo as maiores críticas para o transporte de carga aérea.
Os Açores estão a caminhar forte, enquanto Região exportadora – opinião expressa pelo secretário regional da Agricultura e Florestas, Noé Rodrigues, durande o XVI Simpósio de Economia e Gestão, subordinado ao tema genérico “Os Produtos Açorianos no Mundo “.
O secretário açoriano da Agricultura e Florestas defende que os apoios têm sido impulsionadores na exportação dos produtos agrícolas açorianos, mas reconhece as condicionantes da insularidade, sobretudo, no que se refere a produtos frescos.

Apostar na qualidade e na boa imagem dos produtos da Região Autónoma é a estratégia a seguir.

No sector das Pescas, o maior entrave à exportação continua a ser a inadequada política de transporte de carga aérea, na opinião de Pedro Melo, da Associação dos Comerciantes de Pescado dos Açores, que mesmo com a chegada dos novos aviões Dash para a SATA, continua a ter algumas dúvidas.

As ligações aéreas, o preço elevado do transporte de mercadorias, aliado a uma forte concorrência do pescado do Norte de África são os factores que dificultam as exportações açorianas.

A aquisição de um avião cargueiro continua a ser uma das soluções mais defendidas pelos empresários.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here