“Prémio Fotográfico A Vila ” destaca em 2016 o Património Edificado

2J2A2551a vilaFoi esta sexta feira apresentado, em Vila Franca do Campo, o “Prémio Fotográfico A Vila 2016 – O Património Edificado”, uma sessão que teve lugar no Salão Nobre do Museu Municipal – Solar Viscondes do Botelho, e onde foi proferida uma palestra pelo Prof. Doutor Teixeira Dias, com relevantes dados históricos do património edificado da Vila.

Embora seja a terceira edição do Concurso Fotográfico “A Vila”, que a autarquia Vilafranquense , na Ilha de São Miguel, tem vindo a promover nos últimos dois anos, esta edição “é a consolidação do trabalho desenvolvido”, apresentando uma nova imagem assim como de designação.

Depois de “A Vila e o mar” e de “A Vila e o campo”, surge “ Vila – O Património Edificado”, a convidar os participantes á descoberta de uma envolvência histórica, patrimonial, cultural, turística, ambiental e arquitetónica onde se pretende sejam transmitidos os valores de preservação e proteção do património, da paisagem e sua história e cultura e que paulatinamente desperta a curiosidade não só dos que visitam a região, mas também de quem cá reside, mesmo que genericamente os Açores sejam mais reconhecidos pelo seu património natural.

Segundo Ricardo Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Franca, é essa riqueza que a autarquia quer ver perpetuada com neste Prémio Fotográfico, reforçando que não é só na área urbana que se pode apreciar esse património, “existindo belos monumentos nas zonas rusticas que revelam modos de estar e de vida desta população, e que podem ser aliciantes”. O autarca relembrou ainda que depois do terramoto de 1522, que soterrou Vila Franca do Campo, a traça urbanística desta localidade sofreu influências vastas, visíveis nas fachadas do seu património edificado proporcionando um fascínio ambíguo entre a simplicidade de uns e a exuberância de outros.

O Prémio Fotográfico intitulado “A Vila”, que apresenta agora uma nova imagem, cujo símbolo é o Ilhéu da Vila, da autoria da Designer Eunice Franco, decorre até ao dia 11 de Julho de 2016, e o seu resultado será exibido em vários pontos da Vila, em exposições públicas à semelhança do que aconteceu na edição de 2015. O vencedor será conhecido dia 19 de Agosto e receberá como prémio 800€ em cheque viagem.

Este é um concurso promovido pela Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, com o apoio do fotógrafo Freelancer José Franco e vem inserido no âmbito do programa de educação ambiental desenvolvido pela Autarquia para o ano de 2016 e da candidatura da Praia de Água d’Alto ao galardão Bandeira Azul .

Regulamento disponivel em : http://www.cmvfc.pt/demo/wp-content/uploads/2016/04/Regulamento-do-concurso-fotogr%C3%A1fico-A-vila-e-o-seu-patrimonio-edificado.pdf

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here