Presidente do Governo defende federalismo e descentralização para combater a crise

O presidente do Governo Regional dos Açores considerou hoje que a Europa só poderá ultrapassar a situação de crise atual se “avançar para uma integração federal” com valorização da descentralização e do poder regional.

Falando na Horta no último dia de trabalhos da 18.ª Conferência das Regiões Utraperiférias (RUP) da União Europeia a que presidiu, Carlos César sublinhou que o triunfo do projeto europeu passa também pela consagração, nas suas políticas, da “complementaridade entre a competitividade e a convergência, entre o desenvolvimento e a coesão”.

Numa apreciação às conclusões a que chegaram os presidentes das oito RUP da União Europeia, que debateram durante dois dias as perspetivas financeiras para 2014-2020, o chefe do Executivo açoriano sublinhou a “unanimidade nas preocupações”, especialmente face à possibilidade de redução do orçamento comunitário para as políticas agrícola e de coesão.

“Não temos dúvidas e que a Europa não ultrapassará este momento se não defender os seus agricultores e se persistir na desregulação dos mercados – em especial da produção leiteira – e na desproteção internacional dos setores tradicionais das economias”, advertiu Carlos César.

Além de insistir na necessidade de medidas de defesa do mercado interno, reiterou a oposição das RUP à redução do envelope alocado ao Fundo de Desenvolvimento Regional (FEDER) e afetação obrigatória de elevada parte das ajudas a atribuir no seu âmbito à modernização e diversificação da economia”.

Dirigindo-se diretamente ao comissário da Politica Regional, presente na conferência, Carlos César desafiou-o a adotar “uma posição no sentido de permitir que as autoridades regionais tenham liberdade de afetação da dotação específica aos sobrecustos dos condicionalismos das RUP”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here