Presidente do Parlamento açoriano defende maior envolvimento dos jovens açor-descendentes com a Região

Foto ALRAA

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, participou esta segunda-feira no encerramento das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, em Fall River, destacando que é determinante promover um maior envolvimento dos jovens açor-descendentes com a Região.

“Estou convicto de que o caminho é o de reforçar o relacionamento cultural e económico com as nossas comunidades, mas para conseguir este desiderato é determinante que os nossos jovens açor-descendentes conheçam as nossas ilhas”, afirmou o Presidente Luís Garcia, no encerramento das festas que tiveram lugar no Centro Cultural de Fall River e contaram com a presença de dezenas de açorianos e açor-descendentes.

O Presidente do Parlamento açoriano sublinhou ainda que esta é “uma missão coletiva”, que deve envolver não apenas os órgãos de governo próprio e as instituições, mas também “cada família e cada cidadão emigrado”. No seu entender só com este esforço partilhado será possível garantir “a sustentabilidade do relacionamento entre os Açores e a nossa diáspora”, permitindo que as novas gerações mantenham viva a ligação às suas origens e reforcem os laços de pertença à Região.

Sublinhando que se trata da primeira vez que participa nas Grandes Festas, o Presidente do Parlamento açoriano admitiu que ficou “particularmente impressionado” com a forma como a comunidade açoriana em Fall River mantém viva a tradição, envolvendo as novas gerações e transmitindo-lhes os valores do Espírito Santo.

“O trabalho desenvolvido pela nossa diáspora é, também ele, uma inspiração para os Açores”, afirmou o Presidente Luís Garcia, destacando que o exemplo dado em Fall River deve servir de referência para as próprias ilhas, onde é fundamental mobilizar os mais jovens para que continuem a sentir esta herança como sua. Neste sentido, enalteceu ainda o trabalho da Comissão Organizadora, que “com dedicação, visão e entrega, soube renovar a tradição, fortalecendo-a e tornando-a ainda mais viva no coração dos nossos emigrantes”.

A deslocação do Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores aos Estados Unidos terminou com o encerramento das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra, um momento onde reforçou a ligação às comunidades açorianas na diáspora, enaltecendo a relevância cultural e social destas celebrações, que constituem uma das maiores manifestações da identidade açoriana fora da Região.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here