Presumível autor identificado como Omar El-Hussein, cidadão dinamarquês

O presumível autor dos dois atentados a tiro em Copenhaga que fizeram dois mortos foi hoje identificado em vários órgãos de comunicação social dinamarqueses como Omar El-Hussein, de 22 anos, nascido e criado na Dinamarca.

O tabloide dinamarquês Ekstra-Bladet noticiou que o jovem, que a polícia anunciou hoje ter cadastro por “infrações à legislação sobre armas e violência”, tinha saído da prisão apenas há duas semanas depois de ter cumprido pena por ofensas corporais graves.

“O presumível autor dos factos está identificado. É um jovem de 22 anos, nascido na Dinamarca, conhecido da polícia por vários delitos, entre os quais infrações à legislação sobre armas e violência e também pelas suas ligações a bandos de delinquentes”, indicou a polícia de Copenhaga em comunicado.

O jovem foi abatido por agentes da polícia no domingo de madrugada, depois de ter disparado sobre eles, e foi apontado como tendo agido sozinho pelos investigadores, que não forneceram quaisquer elementos sobre uma eventual influência da ideologia islâmica.

Os mesmos precisaram que a sua atenção se centra no itinerário do presumível homicida antes, durante e depois dos tiroteios, o primeiro ocorrido no sábado à tarde, num centro cultural onde se realizava um debate sobre o islamismo e a liberdade de expressão, e o segundo na noite de domingo, em frente à grande sinagoga de Copenhaga.

Os atentados mataram, no total, dois civis e feriram cinco polícias.

A meio do dia de hoje, os serviços de informações indicaram que estavam a trabalhar “a hipótese de a pessoa em questão poder ter-se inspirado nos acontecimentos que tiveram lugar no [semanário satírico francês] Charlie Hebdo, em Paris”.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here