Previsão de ondas de oito metros coloca Açores em alerta amarelo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou esta terça-feira sete ilhas dos Açores sob aviso laranja, o segundo mais grave numa escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima com ondas que poderão chegar aos oito metros. 

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o grupo Ocidental dos Açores (Flores e Corvo) vai estar sob aviso laranja, devido à agitação marítima com ondas de oeste de seis a sete metros, aumentando para oito metros, válido entre as 6:00 de quarta-feira e as 17:59 de quinta-feira.

Para o grupo Central (Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial) o IPMA decretou também aviso laranja, devido à agitação marítima, com ondas de oeste de seis a sete metros, aumentado para sete a oito metros, válido entre as 12:00 de quarta-feira e as 17:59 de quinta-feira.

Aquelas ilhas estão também sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à previsão de vento, um alerta válido entre as 08:00 de quarta-feira e as 20:59 de quinta-feira.

Para as Flores e Corvo, o aviso amarelo também referente ao vento, vai vigorar entre as 3:00 de quarta-feira e as 17:59 de quinta-feira.

O IPMA colocou em alerta amarelo, as ilhas do grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria), devido à previsão de agitação marítima, com ondas de oeste, entre as 20:00 de quarta-feira e as 17:59 de quinta-feira.

As duas ilhas estão também em aviso amarelo devido ao vento, direção de oeste, entre as 20:00 de quarta-feira e as 2:59 de quinta-feira.

A Proteção Civil dos Açores já emitiu um alerta a recomendar que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here