Produção de bananas: Pedro Medina acusa Governo de dividir o sector

 Deputado do CDS-PP Açores, Pedro Medina, acusa o Governo Regional de “ser o responsável pelo divisionismo” que impera entre os produtores de banana dos Açores, por não aceitar o Projecto de Resolução dos populares que visa recomendar uma alteração ao POSEI-Agricultura, no sector das bananas, para que os produtores não afectos a organizações possam receber as ajudas compensatórias à comercialização.

 

Pedro Medina teceu estas críticas em Vila Franca do Campo, mais propriamente na Casa do Império de Água d’ Alto, onde esteve reunido com cerca de duas dezenas de produtores de banana da ilha de São Miguel que são a favor da proposta dos centristas.

Este encontro entre o parlamentar democrata-cristão e os produtores serviu para fazer um ponto de situação sobre a análise parlamentar ao Projecto de Resolução do CDS, nomeadamente pelo facto do mesmo ter estado, esta semana, em discussão em sede de Comissão de Economia, tendo recebido um voto contra da esquerda parlamentar e do Governo.

Segundo Pedro Medina o Projecto de Resolução apresentado “vai no sentido de apaziguar os ânimos no sector”, uma vez que, salientou, “estes cerca de vinte produtores que estiveram hoje aqui reunidos produzem mais de 400 toneladas por ano de banana” e são oriundos de “Lagoa e Capelas, Vila Franca do Campo” e “pelo menos um da ilha de Santa Maria”.

Estes produtores não estão afectos a qualquer organização de produtores pelo que são penalizados nos apoios comunitários. Isto porque, destaca Medina, “quem não se encontra afecto a uma organização de produtores não recebe as ajudas compensatórias devidas à comercialização do produto”.

O Deputado da maior bancada de sempre do CDS-PP enalteceu ainda o facto de os produtores com quem se encontrou em Água d’Alto “representarem cerca de 50 por cento dos produtores da zona”.

Ora, acrescentou, “face ao que transmiti aos produtores sobre as posições do PS e do Governo nota-se que se acentua o grau de divisão existente neste sector. E o Governo Regional é o responsável por este divisionismo”.

Recorde-se que o Deputado do CDS-PP apresentou um Projecto de Resolução que tem por objectivo recomendar ao Governo que promova as iniciativas de sua competência para se efectivar uma alteração ao actual regime de ajudas compensatórias, no âmbito do POSEI Açores, para que os produtores de bananas possam receber ajudas compensatórias individualmente.

Esta iniciativa já  foi analisada em sede de Comissão Parlamentar de Economia, mas só  irá a plenário no próximo mês de Maio. 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here