ProSucesso – Açores pela Educação é uma “empresa de todos nós”, afirma Avelino Meneses

O Secretário Regional da Educação e Cultura  afirmou hoje, na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, que o plano integrado de promoção do sucesso escolar ProSucesso – Açores pela Educação é “uma empresa de todos nós, do governo, escolas, famílias e das comunidades”.

Avelino Meneses, que falava na sessão de entrega do Prémio Ousar, Intervir, Melhorar criado com vista à promoção de uma “cultura de divulgação” dos projetos pedagógicos “mais inovadores, na perspetiva do Sistema Educativo Regional, e das próprias comunidades”, enfatizou que os “exemplos de boas práticas pedagógicas” devem ser incentivados nos Açores.

Essa cultura, referiu, deve “valorizar” o trabalho desenvolvido por todos os agentes, em particular pelas escolas, na “ promoção do sucesso escolar”, porque o insucesso escolar é “a principal contrariedade” do sistema educativo regional.

O Governo dos Açores ao criar o ProSucesso, que visa precisamente o combate ao insucesso escolar, viu recentemente, em termos nacionais, através do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar inspirado no plano açoriano e em parecer do Conselho Nacional de Educação, ser reconhecido o “acerto” das medidas implementadas nesta área social, adiantou.

Para o Secretário Regional não se pode, no entanto, “exigir tudo de uma só vez”, tanto mais que o ProSucesso é um plano pensado “para um prazo de 10 anos”, tanto mais que as alterações a nível de educação “embora sejam seguras, são necessariamente lentas”.

Por estas razões, os prémios hoje entregues aos projetos das escolas Secundária da Ribeira Grande, Básica e Integrada da Lagoa e Básica e Secundária de S. Roque do cruzam-se “com a batalha que vimos travando pela promoção do sucesso escolar”.

Nesse sentido, salientou que, entre os objetivos deste prémio, “contam-se os propósitos do acréscimo da taxa de progressão e do decréscimo da taxa de desistência, da elevação das médias das provas finais e dos exames nacionais, do estímulo à assiduidade e da contenção da indisciplina”.

A este prémio anual, instituído pela Direção Regional de Educação, concorreram neste ano letivo 2016/2017, cuja primeira edição distinguiu projetos realizados nas escolas dos Açores no ano letivo 2013/2014, 13 projetos provenientes de 11 unidades orgânicas das ilhas de S. Miguel, Faial e Pico.

A Escola Secundária da Ribeira Grande conquistou o primeiro prémio no valor de 5 mil euros, tendo o segundo lugar, com um  prémio no valor de 3 mil euros, sido conquistado pela Escola Básica Integrada da Lagoa decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à Escola Básica e Secundária de S. Roque do Pico.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here