PSD aponta “indisfarçável incómodo” do Governo

O PSD/Açores apontou hoje o “indisfarçável incómodo” do secretário regional da Economia, Vasco Cordeiro (PS), relativamente à evolução do setor do turismo no arquipélago, considerando que o executivo regional tem sido incapaz de inverter a situação negativa.

“Parece que começa a fazer escola no PS a postura de José Sócrates de querer fazer-nos ver uma realidade que não existe”, refere um comunicado da Comissão Política Regional do PSD/Açores.

O documento surge como reação às declarações de Vasco Cordeiro na quinta-feira à Lusa. O responsável criticou o “constrangedor desconhecimento” da líder do PSD/Açores, Berta Cabral, sobre a realidade do turismo na região.

Para os sociais-democratas, “as declarações do secretário regional da Economia sobre a intervenção da líder do PSD/Açores relativamente à evolução do setor do turismo na região revelam um indisfarçável incómodo relativamente à performance revelada nos dados estatísticos publicados pelo INE [Instituto Nacional de Estatística] e a incapacidade para inverter a situação”.

Nesse sentido, o PSD/Açores recorda que as dormidas nos Açores no primeiro trimestre deste ano caíram 3,5 por cento relativamente ao mesmo período de 2010, enquanto cresceram 10,7 por cento na Madeira e 6,3 por cento no continente.

“Se o turismo (nos Açores) decresce, como revelam as estatísticas, o ritmo de crescimento da oferta é sempre superior ao ritmo de crescimento da procura”, refere o comunicado, recuperando um argumento usado por Berta Cabral na intervenção proferida na quinta-feira num seminário sobre turismo e depois criticada por Vasco Cordeiro.

O PSD salienta ainda que os Açores foram a única região que viu decrescer o número de dormidas, além de ter registado uma quebra de cinco por cento nos proveitos e rendimento médio por quarto.

“Quem manifesta constrangedor desconhecimento do setor e uma enorme incapacidade para assumir a pasta da Economia é o secretário regional”, defende a Comissão Política Regional do PSD/Açores, acusando Vasco Cordeiro de uma “gestão desastrosa da economia em geral e do turismo em particular”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here