PSD denuncia “onda” de nomeações políticas

O PSD/Açores pediu explicações ao Governo Regional sobre uma alegada “onda” de titulares de cargos de nomeação política que estão a tentar entrar para os quadros da administração regional e das empresas públicas.

O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, Clélio Meneses, num requerimento entregue na Assembleia Legislativa dos Açores, refere que têm sido divulgados pela comunicação social alguns casos de dirigentes nomeados que procuram garantir postos de trabalho na função pública.

“São relatadas situações de dirigentes e de titulares de cargos políticos que solicitaram a sua mobilidade para outros lugares de quadros diferentes”, salienta Clélio Meneses, acrescentando que também há quem tente assegurar a “aposentação antecipada”, apontando o caso do “próprio presidente do Governo”.

O presidente do Governo dos Açores, Carlos César, segundo informações reveladas recentemente, pediu a reforma antecipada, mas o pedido foi recusado pela Caixa Geral de Aposentações, alegando que não cumpre os requisitos exigidos.

No requerimento entregue no parlamento regional, Clélio Meneses defende que a ocupação de cargos públicos “não pode servir para benefício pessoal”, considerando “essencial” que todos os processos decorram com “transparência e rigor”.

Nesse sentido, o PSD solicitou ao Governo Regional informações sobre os titulares de cargos políticos e dirigentes da administração regional que apresentaram nos últimos dois anos pedidos para integrar os quadros de qualquer departamento ou empresa pública regional.

O PSD/Açores também quer saber quem é que pediu, no mesmo período, a reforma antecipada e se o executivo regional deu alguma orientação concreta neste sentido.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here