PSD propõe afectação à Saúde de aumento de receitas do IVA e IRS

A presidente do PSD/Açores propôs esta terça-feira a aplicação no sector da saúde dos 20 milhões de euros anuais que a Região deverá arrecadar devido à subida dos impostos IRS e IVA.
A afectação dessa receita ao Serviço Regional de Saúde (SRS) constitui uma maneira de “começar a resolver de forma construtiva e sustentável” o problema do seu “sub-financiamento crónico”, alegou Berta Cabral, depois de uma reunião com o Conselho de Administração da Hospital Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.

Para a dirigente social-democrata não é possível manter uma situação caracterizada pelo “empurrar para a frente uma dívida que já vem de há longos anos e que cada ano que passa é maior porque já se está a pagar dívida com dívida”.

Além da atribuição de mais verbas ao sector, a resolução dos problemas da saúde passa igualmente por uma “optimização dos recursos” das unidades do SRS e pela racionalização de gastos, admitiu Berta Cabral.

Só com esse tipo de intervenção será possível evitar “cortes cegos que ponham em causa a qualidade” dos serviços prestados, advertiu.

A presidente do PSD/Açores valorizou também o desempenho do Hospital Divino Espírito Santo sublinhando que, devido à inexistência de médicos de família para cerca de 80 mil utentes do SRS, as urgências hospitalares enfrentam elevados níveis de procura.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here