PSD/A acusa Vasco Cordeiro de falta de vontade politica na solução para o aeroporto da Horta

aeroporto-hortaOs deputados do PSD/Açores eleitos pelo Faial lamentaram hoje que o presidente do Governo Regional persista em “não fazer parte da solução na grande reivindicação a ilha – a ampliação da pista do aeroporto da Horta –. Pelo contrário, continua a arranjar desculpas para não avançar com aquele investimento”, afirmam, em comunicado, Carlos Ferreira e Luís Garcia. 

“É preciso lembrar ao presidente do Governo que, recentemente, o Governo da República anunciou investimentos no aeroporto de Lisboa, igualmente gerido pela mesma empresa privada. Nos outros aeroportos geridos pela mesma entidade privada é possível realizar investimentos públicos, só no aeroporto da Horta é que não é”, reclamam os social democratas. 

Carlos Ferreira e Luís Garcia consideraram “positivo” as recentes declarações de vasco Cordeiro, anunciando a alteração das obrigações de serviço público nas ligações aéreas entre o arquipélago e o continente, com o objetivo de tornar mais atrativas as rotas que estão sujeitas a essas obrigações, nomeadamente a do Faial, a do Pico e a de Santa Maria, reiterando contudo que, “se o objetivo é, como afirma o presidente do Governo, tornar a rota da Horta mais atrativa e garantir mais voos, mais oferta e mais passageiros, seguramente que isso aumenta a necessidade de uma pista com melhores condições de operacionalidade. Ou seja, a alteração das obrigações de serviço público não substitui nem diminui a necessidade de ampliação da pista do nosso aeroporto. Bem, pelo contrário”, afirmam. 

“Neste processo falta o essencial, que são a vontade e a decisão política do Governo Regional para avançar com um investimento que é estruturante. Essa vontade política não se vislumbra nas declarações e na atuação do Governo Regional e do PS”, criticam os deputados do PSD/Açores, reafirmando que o Governo Regional “deve assumir a liderança política do processo, procurando constituir uma parceria com o Governo da República e com a empresa concessionária, com vista à concretização da ampliação da pista do aeroporto, recorrendo também a fundos comunitários”, concluem.

Ontem, Vasco Cordeiro após ter recebido, em audiência, o Presidente da Câmara Municipal da Horta, recordou que o processo da ampliação do aeroporto da Horta apresenta uma configuração muito especial que tem a ver com uma entidade privada, “que assumiu determinados prossupostos, dificilmente alteráveis, sobretudo quando já houve claramente uma tomada de posição politica, por parte do anterior Primeiro Ministro, que na cidade da Horta tomou uma decisão politica em relação a esta matéria, o que dificulta a abordagem por essa via” adiantando porém que a matéria não está esquecida, tendo sido recolocada na agenda política nacional e abordada no recente encontro que manteve com o Primeiro-Ministro.

 

Açores 24Horas

 

talholagoa1

 

 

 

 

 

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here