PSD/A preocupado com “crise profunda” no setor das pescas

assembleiaO PSD/Açores manifestou hoje “elevada preocupação” com “a crise profunda que o sector das pescas está a viver nos Açores devido a diversos problemas conjunturais, mas, sobretudo, problemas estruturais há muito diagnosticados”, recordando que “os rendimentos dos profissionais da Pesca diminuem de ano para ano faltando as condições básicas para o seu funcionamento. E como há dias denunciou um agente deste sector, trata-se de uma área em que há fome e miséria”.

 

Numa intervenção no plenário do parlamento regional, durante a discussão do Plano e Orçamento para o próximo ano, o deputado do PSD/Açores Luís Garcia defende que “estamos perante um plano que promete, mais uma vez, a diversificação da atividade e novas fontes de rendimento, a valorização do pescado e a promoção de aquacultura, para a qual anunciam, há anos, estudos e mais estudos. Estamos perante um plano que não assume a formação como uma prioridade essencial para a qualificação e dignificação destes profissionais”, acrescentou.

 

A reação surge após a apresentação da proposta do Plano para 2015 do Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Fausto Brito e Abreu , que na manhã de hoje se comprometeu a “promover uma mudança de paradigma no setor das pescas”, acrescentando que, para tal, é necessário “envolver cada vez mais os pescadores no processamento e comercialização de pescado e fomentar pescarias mais rentáveis”.

 

O Secretário Regional do Mar anunciou “um investimento total de 24,6 milhões de euros no setor das pescas para 2015”, referindo que o plano para o próximo ano “prevê intervenções em infraestruturas portuárias e na frota pesqueira, assim como uma maior aposta na formação de pescadores”.

 

Fausto Brito e Abreu reforçou que as três grandes prioridades para 2015 nas áreas que tutela são o aumento dos rendimentos do setor da pesca e, em particular, dos pescadores, o aproveitamento sustentável do potencial que o Mar dos Açores oferece e o reforço da ligação entre o sistema científico e tecnológico regional e os agentes económicos.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here