PSD/Açores questiona sobre quem decide na SATA o cancelamento e a divergência de voos

O PSD/Açores quer saber a quem compete, na SATA, a decisão “de cancelar voos devido às condições atmosféricas”, tendo para tal enviado um requerimento à Assembleia Legislativa com esta questão, face aos vários cancelamentos na operação aérea verificados na ilha do Faial, na semana passada, questionando também a quem cabe a decisão de escolha do “aeroporto de destino em caso de fazer divergir esses voos”.

Jorge Costa Pereira denuncia que “ no passado dia 11 de junho, no voo S4 153 Lisboa-Horta, e ainda antes de iniciar a aproximação ao aeroporto da Horta, o comandante do avião afirmou que a pista estava operacional e apresentava melhores condições que a do Pico. Tendo recebido das operações da SATA a informação de que os 150 passageiros já estavam no Pico”, motivo pelo qual o deputado social-democatra pede explicações, afirmando que “já por várias vezes, tanto em voos da SATA Internacional como da SATA Air Açores, foi decidido enviar os passageiros para o Aeroporto do Pico e, depois de feito o transporte, acabou por se verificar que, à hora da chegada do voo à Horta, o Aeroporto estava operacional”, reforçou.

Para o deputado do PSD/Açores persistem muitas dúvidas “acerca das razões que explicam várias decisões de cancelamento ou de redireccionamento de voos que tinham como destino o Aeroporto da Horta”.

“Tem havido situações cujo fundamento e responsabilidade não só não se conhece como não se compreende. E que inclusivamente, já mereceram denúncias justas e oportunas por parte da Câmara de Comércio e Indústria da Horta e da Câmara Municipal da Horta”, acrescenta.

Para Jorge Costa Pereira, “e reconhecendo o esforço e a vontade que, em regra, a SATA mostra para encontrar soluções face à impossibilidade de operar no Aeroporto da Horta por condições meteorológicas adversas, protegendo os seus passageiros, é necessário apurar responsabilidades para as situações que aqui apresentamos”, concluiu.

Recorde-se que entre os dias 06 e 13 de Junho o aeroporto da Horta sofreu vários constrangimentos no fluxo aéreo, com atrasos e cancelamento de voos, justificados pela SATA por questões climatéricas adversas.

 

Açores 24 Horas

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here