Quarenta grupos cantam às Estrelas na Ribeira Grande mantendo viva a tradição

estrelas cartazQuarenta grupos participam este ano na 24ª edição do Cantar às Estrelas, na Ribeira Grande, evento que se realiza no próximo dia 1 de fevereiro, quarta-feira.

Dos 40 grupos inscritos, dez são oriundos de Vila Franca do Campo, Ponta Delgada e Lagoa, estando também garantida a presença da charanga dos bombeiros voluntários de Ribeira Grande e da filarmónica Triunfo. Os 30 grupos da Ribeira Grande representam todas as freguesias do concelho da Ribeira Grande, seja através das suas juntas de freguesia, casas do povo, grupos organizados por associações ou ainda grupos de organização autónoma.

O aumento, ano após ano, do número de participantes neste evento, e que este ano conta com mais de duas mil e quinhentas pessoas de todas as idades, permite e reflete a transmissão desta tradição e dos valores que representa de geração em geração.

Recorde-se que a festa em honra a Nossa Senhora da Estrela é a festa mãe da freguesia de Matriz e encerra o ciclo natalício que se abre a 8 de dezembro com Nossa Senhora da Conceição, havendo já no século XVI registos de que a Câmara Municipal da Ribeira Grande arcava com as despesas religiosas da igreja quanto a cera, músicos e pregadores.

Desde 1994, sob proposta do vereador Francisco Xavier Araújo Rodrigues, a autarquia tomou a seu cargo organizar a parte exterior e profana da festa, que este ano celebra a sua 24ª edição.

A concentração dos grupos está agendada para 19 horas junto ao Museu Vivo do Franciscanismo, percorrendo depois toda a rua Direita até à igreja Matriz, passando pelo edifício dos Paços do Concelho.

 

 

talholagoa1

 

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here