Rali de Inverno fecha época na ilha montanha” Festa dos automóveis vai às Lajes do Pico”

raliE, uma vez mais, a pacatez da vila baleeira das Lajes será interrompida pelo ruído dos motores, com a quinta edição do Rali de Inverno/Além Mar a servir de despedida à época corrente para os lados do canal, mas com o facto marcante de ser a primeira prova federada a correr-se na ilha montanha, um motivo de orgulho para a equipa do Pico Automóvel Clube (PAC), que assim finaliza o campeonato local com um claro sinal das inovações que, este ano, a modalidade teve a esse nível em quase todo o arquipélago.  

22 equipas formam uma lista de inscritos bem recheada para a única prova picoense em pisos de terra, uma realidade que parece custar a manter, afinal também por aquelas paragens o asfalto grassa, mesmo quando mal enquadrado e desnecessário. Mas isso serão contas de outro rosário, até porque a presença de seis viaturas 4×4, do mais evoluído F3 actualmente entre nós, e do campeão da F2, são razões suficientes para despertar a atenção, num fim-de-semana onde os adeptos do Pico (e não só) costumam comparecer aos troços. Nestes, e antevendo a luta de um rali em que José Paula alinha já com o título conquistado – sucedendo assim a Fernando Meneses -, Sérgio Silva é um natural favorito à vitória, afinal o homem do Impreza N11 deu cartas neste ano de estreia com um grupo N de boa preparação. Depois dele, e numa perspectiva de que os erros se pagam caros nas (muito) curtas classificativas lajenses, José Paula terá de haver-se com o seu colega de equipa Rui Torres, que quererá corrigir o recente segundo lugar no Faial, esperando-se ainda que Paulo Nóbrega esqueça os azares que o têm atormentado para repetir as boas prestações de 2009. Paulo Costa é um outsider a ter em conta, ainda nos veículos de tracção total. No campo das duas rodas motrizes, Ruben Rodrigues vai estrear o competitivo C2 Max num rali em terra, sendo este um dos pratos fortes da caravana, além de que João Faria festeja o título da F2, recordando que subiu ao pódio há um ano, atrás de Gustavo Louro e João Borges, ambos ausentes desta feita.

Da Terceira, e contrariando anteriores provas no Pico, apenas dois conjuntos se deslocam, com Carlos Martins/Rui Teixeira a quererem provar a resistência do pequeno Micra, e Carlos Andrade/Rui Silva de regresso ao “endiabrado” Alfa Romeo 33.

O rali encontra-se estruturado em duas etapas, sendo a primeira corrida nas ruas das Lajes onde, ao início da noite de hoje, as equipas vão cumprir duas passagens por uma super-especial (1490 metros), antes do regresso ao parque de assistência, instalado no antigo campo do Lajense. A segunda etapa (amanhã) divide-se em duas secções, com dupla passagem nos troços de Fonte/Mistério da Silveira (2,98 kms), Caminho do Verdoso/ Parque S. João (1,68 kms) e S. João Sul/S. João Norte (6,33) antes do almoço. De tarde, e com o sentido dos troços invertido, correm-se S. João Sul/S. João Norte (6,33 kms) e Mistério da Silveira/Fonte (2,89 kms). As doze classificativas escaladas pela turma de Ruben Macedo totalizam 114,59 kms, dos quais 38,06 serão ao cronómetro. A direcção de prova foi entregue a Mário Jorge Silva (CAF), numa estreita colaboração entre o PAC, o Clube Automóvel do Faial e o Terceira Automóvel Clube, com as três agremiações presentes na totalidade da equipa técnica do rali. Terça-feira a reportagem de “a UNIÃO” contará como tudo se passou.

 

 

In “A União” ( Miguel de Sousa Azevedo)

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