Red Bull Cliff Diving Açores |Elite mundial do cliff diving prepara-se para um novo regresso às origens

IMG_4371clif redbullNo ano em que se assinalam 50 etapas de ação à volta do mundo, o Red Bull Cliff Diving World Series viaja até aos Açores para uma competição que já se transformou num clássico do calendário.

A oportunidade única de saltar diretamente das rochas será pela primeira vez proporcionada às mulheres – naquela que é a grande novidade deste regresso às origens.

Gary Hunt chega como líder incontestado depois de quatro vitórias consecutivas e está apostado em superar o “desastre” do ano passado.

Com meia época já cumprida, o Red Bull Cliff Diving World Series regressa no próximo dia 18 de julho ao ilhéu de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, Açores, naquela que é a quarta etapa realizada em solo nacional, em sete anos de circuito mundial, o que confere a esta competição o estatuto de clássico do calendário.

Nesta edição a grande novidade é a estreia do setor feminino, o que vai certamente aumentar o interesse da única competição onde os atletas têm a oportunidade de realizar saltos diretamente das rochas, tal como acontecia há cerca de 300 anos nos primórdios da modalidade.

Apesar de partilhar as mesmas regras dos homens, a competição feminina apresenta algumas caraterísticas particulares. Assim, os saltos mais complexos são feitos a partir de uma plataforma montada a 20 metros de altura (contra os 27 metros da competição masculina). Além disso, o circuito é apenas composto por três etapas (em oito do calendário).

O Texas foi o ponto de partida da época, com a norte-americana Rachelle Simpson a confirmar o seu estatuto de referência, depois do primeiro título conquistado no ano passado. Além das quatro atletas do quadro principal (Simpson, Ginger Huber, Anna Bader e Adriana Jimenez), marcam presença nos Açores as “wildcard” Cesilie Carlton, Lysanne Richard, Tara Tira Hyer e Yana Nestsiarova.

Em masculinos o líder incontestado da competição é Gary Hunt, que depois de quatro vitórias consecutivas está no bom caminho para conquistar o seu pentacampeonato.

No entanto, o britânico prefere nesta fase a cautela, depois de no ano passado não ter chegado sequer à final no ilhéu de Vila Franca do Campo; “Tenho contas a ajustar com os Açores” afirmou logo após a vitória na última etapa em Copenhaga.

O programa da competição inicia-se na sexta-feira (17 de julho) com a primeira ronda da competição feminina, prosseguindo no sábado com as restantes rondas e finais femininas e masculinas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here