Reestruturação da Saúde nos Açores acentua assimetrias entre ilhas – Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda considerou hoje que a proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde, que está em discussão pública, vai acentuar “assimetrias entre as ilhas” dos Açores.

“Há decisão de centralização dos serviços, não se percebe muito bem se as razões são economicistas”, frisou, em conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, Paulo Mendes, dirigente do BE/Açores, alegando que alguns serviços se vão tornar mais caros com deslocações.

Paulo Mendes defendeu que o debate em torno da proposta de reestruturação veio comprovar que “o modelo atual está longe de ser bom”, alegando que as alterações sugeridas pelo Governo Regional não se baseiam apenas em critérios técnicos.

“Os técnicos não concordam, os utentes muito menos, então a quem é que serve esta proposta?”, salientou.

O dirigente bloquista considerou que existem “contradições” no documento apresentado pelo executivo açoriano, no que diz respeito às propostas para o Centro de Oncologia dos Açores e para a saúde mental, bem como na justificação de reorganização de serviços com base na casuística.

“Se o Centro de Radioterapia será instalado no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, dada a maior casuística, então porque decidiram instalar a medicina nuclear no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira?”, questionou.

Paulo Mendes disse não perceber como é que a prevenção e o rastreio serão mais eficazes no Centro de Oncologia dos Açores “sem os meios adequados”, considerando que no hospital os utentes não serão atendidos “com a celeridade que se exige num rastreio”.

O dirigente do BE lamentou que a saúde mental mereça “umas míseras linhas” na proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde, anunciando que o partido vai requerer à tutela “o registo da incidência da doença mental”, incluindo o número de internamentos e respetiva duração, número de casos de carácter permanente e taxa de re-hospitalização.

O Governo dos Açores divulgou a 10 de maio uma proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde, com vista a garantir a sua sustentabilidade, que está em discussão pública. O Governo Regional, por um lado, e a oposição, por outro, pediram o agendamento de debates de urgência sobre esta questão para o próximo plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, na próxima semana, na Horta, Faial.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here