Reforma do mapa autárquico pode ser inviabilizada pela proximidade das eleições regionais

A reforma do mapa autárquico nos Açores pode ser inviabilizada pela proximidade das eleições regionais, que se devem realizar em outubro, admitiu Pedro Gomes, presidente da Comissão de Política Geral da Assembleia Legislativa dos Açores.

Pedro Gomes, que falava à Lusa no final de uma reunião da comissão onde foi analisada a reforma do mapa autárquico nos Açores, frisou que a Comissão de Política Geral está ainda a analisar a oportunidade da reforma, mas admitiu ter uma “opinião muito pessoal” sobre esta matéria.

“Pessoalmente, entendo que a reforma autárquica não deveria realizar-se este ano, por poder coincidir com o período de campanha eleitoral e mesmo com as eleições legislativas regionais”, afirmou.

Em causa está legislação nacional que impede a criação ou extinção de freguesias nos 90 dias anteriores à realização de qualquer ato eleitoral, o que poderá inviabilizar a concretização da reforma autárquica nos Açores, que é a única região do território nacional que realizará eleições este ano.

Apesar de a proposta de reforma autárquica do Governo da República prever a revogação dessa lei, Pedro Gomes defendeu que “o princípio que vigorou até agora, deveria manter-se”, ou seja, não deve ser extinta nenhuma freguesia nas proximidades das eleições regionais.

A Comissão de Política Geral está incumbida, por proposta conjunta do PS e do CDS/PP, de apresentar uma proposta concreta para a reforma do mapa autárquico nos Açores, tendo os deputados ouvido hoje o presidente da Associação de Municípios dos Açores, João Ponte.

Para elaborar a proposta, a comissão também solicitou pareceres a todas as autarquias do arquipélago.

Com esta iniciativa, os deputados açorianos pretendem evitar a aplicação direta no arquipélago dos critérios de reforma autárquica definidos pelo governo português.

Caso isso acontecesse, seriam extintas 53 das 155 freguesias dos Açores.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here