Região é “duplamente” penalizados pelas medidas de austeridade

O líder parlamentar do PCP na Assembleia da República, Bernardino Soares, considerou hoje que os Açores são “duplamente” penalizados pelas medidas de austeridade “impostas” pelo Governo nacional.

Em declarações aos jornalistas, durante uma ação de rua para contato com comerciantes e com a população na cidade da Horta, no âmbito de uma visita que está a efetuar aos Açores, o deputado comunista adiantou que as pessoas não se devem acomodar às políticas nacionais.

“É preciso dar um empurrão neste pacto de agressão que estão a querer impor, e só com isto podemos alterar a realidade do país e a realidade da Região Autónoma também, que sofre duplamente com esta política”, sublinhou Bernardino Soares.

O arquipélago “sofre” não apenas o impacto de “todas as medidas impostas a nível nacional”, como “sofre” também pelos “custos da insularidade” e pela situação “mais desvantajosa” no acesso aos direitos essenciais e às condições de vida, considerou.

O líder parlamentar do PCP diz mesmo que a região tem “piores condições” para combater a crise, embora seja gerida por um governo socialista.

O deputado comunista entende que é preciso uma “política alternativa” para o país, que não passa, no entanto, por “nenhum dos três partidos” que está no poder, quer a nível nacional (PSD e CDS), quer regional (PS), porque todos eles “continuam a carregar sobre as mesmas pessoas que têm pago todas as crises, e que estão a pagar esta também”.

Bernardino Soares adiantou que os problemas do pequeno comércio tradicional açoriano e daqueles que trabalham são, invariavelmente, os mesmos do restante território nacional, ou seja, a falta de poder de compra das pessoas, à falta de salário e à falta de emprego.

A visita que os deputados do PCP, Bernardino Soares, Agostinho Lopes e António Filipe estão a efetuar aos Açores, em diferentes ilhas, tem como objetivo conhecer a realidade do arquipélago e levar os problemas da região à Assembleia da República.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here