Região quer mais presença no desporto de alta competição

foto21O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, destacou, esta quarta-feira, a crescente presença de atletas do arquipélago na alta competição, mas frisou que, apesar dos sucessos, o objectivo é melhorar a presença açoriana no desporto nacional e internacional.

“Temos 46 equipas a participar em competições nacionais, 14 atletas no percurso de alta competição e, pela primeira vez, um com o estatuto de alta competição. São indicadores melhorados mas ainda aquém da nossa ambição de sermos mais e melhores nos contextos desportivos nacional e internacional”, afirmou.

 

Carlos César, que discursava na Gala do Desporto Açoriano, na Horta, manifestou satisfação por ter sido ultrapassada a barreira dos 21 mil atletas federados, o que significa um crescimento de 10 mil em cerca de uma década.

 

Os dados oficiais indicam que existem actualmente nos Açores 46 associações desportivas, que promovem a competição em 41 modalidades, desenvolvidas por mais de 240 clubes.

 

Apesar dos indicadores positivos, Carlos César salientou que, para serem alcançados patamares superiores, é necessário “estimular o trabalho ao nível das escolas, mas também manter uma política de investimentos em instalações e equipamentos que consolidem e dêem resposta às modalidades emergentes, ao desporto de excelência, ao desporto para todos e ao desporto no feminino”.

 

Nesta área em concreto, revelou que o executivo regional “tem em curso um conjunto de incentivos para que a relação actual de quatro atletas masculinos para um do sexo feminino seja, a pouco e pouco, rectificada”.

 

A formação de dirigentes desportivos é outra aposta do Governo Regional, que estabeleceu como meta para o actual mandato a formação de 1.500 dirigentes de nível 1 e 500 de nível 2.

 

Na intervenção que proferiu nesta cerimónia, Carlos César salientou que um dos principais desafios que se colocam ao desporto açoriano passa pela melhoria da qualidade.

 

“Vamos, por isso, continuar a apostar na qualificação dos treinadores, melhorar as condições de acesso à excelência desportiva e, a partir da próxima época, apoiar o enquadramento técnico das equipas dos clubes que participam no nível superior das competições nacionais ou que tenham atletas integrados no projecto de alta competição”, afirmou.

 

A VIII Gala do Desporto Açoriano, que decorreu na Horta, Faial, serviu para homenagear e distinguir agentes desportivos e entidades do associativismo desportivo que se notabilizaram em 2008.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here