Relógios atrasam uma hora esta madrugada

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada deste domingo oficializando a passagem para o horário de inverno, o que acontece sempre no último fim-de-semana de outubro.

Seguindo a legislação da União Europeia, a transição faz-se em todos os países da EU no mesmo dia e à mesma hora, acontecendo às 02:00 para as 01:00 em Portugal continental e Madeira, e das 01:00 para as 00:00 nos Açores.

Com raízes históricas que remontam à I Guerra Mundial a mudança da hora começou por ser, nessa altura, uma necessidade, para permitir reajustar os horários de trabalho de forma a poupar combustível, fortemente racionado no período de guerra.

Foi a perceção que a alteração trazia mais benefícios para a sociedade que uma eventual poupança energética que levou a que se prolongasse até aos dias de hoje.

Atualmente, os países que compõem a União Europeia reavaliam a manutenção do horário de verão – e inverno – de cinco em cinco anos, consoante o parecer de cada um sobre esses mesmos benefícios.

Estudos revelam que “nos dias de hoje não há um impacto económico que seja um fator decisivo para tomar esta decisão. O que há é um impacto sobre a atividade diária das pessoas, sentem-se bem por trabalharem num período em que há mais sol, por se movimentarem ainda com a luz do dia. Sempre que o país experimentou não implementar o horário de inverno, acabou sempre por recuar na decisão, por se comprovarem os impactos negativos de um desfasamento em relação à hora solar. O horário que fica em vigor a partir de amanhã é a hora que nos coloca mais próximos do meio-dia solar, e no inverno faz diferença”, defendem os especialistas.

 

Açores24horas

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here