Resgate de tripulante de navio dinamarquês

A Marinha e a Força Aérea resgataram esta terça-feira com sucesso o tripulante de um navio de guerra dinamarquês que necessitava de uma operação urgente de evacuação médica ao largo dos Açores.

 

 

O doente, cuja identidade não foi revelada, encontrava-se a bordo do HDMS ‘Thetis’, na Marinha de Guerra da Dinamarca, que navegava a cerca de 235 milhas náuticas a sudoeste do Faial.

O pedido de resgate chegou ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada, da Marinha Portuguesa, às 21:33 (22:33 em Lisboa) de segunda-feira, informando que um tripulante do navio dinamarquês sofria de dores abdominais.

Na sequência desta informação foi desencadeada uma operação de evacuação médica, tendo o Centro de Orientação de Doentes Urgentes Marítimos confirmado a necessidade urgente de transferir aquele tripulante para uma unidade hospitalar.

Nesse sentido, foi enviado um helicóptero SA330-PUMA, da Força Aérea, que recolheu o tripulante às 09:00 (10:00 em Lisboa) de hoje, a cerca de 35 milhas náuticas a sudoeste do Faial.

Cerca de 40 minutos mais tarde, o doente deu entrada no Hospital do Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, na Terceira, culminando com sucesso esta operação.

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here