Resultado nos exames do secundário melhoraram na região – Governo

O secretário regional da Educação dos Açores afirmou hoje que os resultados dos alunos da região na primeira fase dos exames do secundário melhoraram, destacando que a média a Matemática foi superior à média nacional.
Falando no plenário do Parlamento dos Açores, reunido na cidade da Horta, o governante adiantou que as médias alcançadas nos Açores nos exames nacionais do secundário “seguem a tendência nacional”, embora com oscilações entre as diferentes disciplinas.
“A média desceu a Português, Biologia e Geologia, mas subiu a Física e Química. E a Matemática a média registada nos Açores foi de 82,9%, que está ligeiramente acima da média nacional”, afirmou Luís Fagundes Duarte, que só referiu o resultado concreto deste exame nos Açores.
O titular da pasta da Educação no Governo Regional dos Açores entende que estes resultados, “acabadinhos de sair”, revelam que os alunos e os professores da Região “estão a trabalhar bem”.
O governante realçou também a melhoria dos resultados obtidos pelos alunos da região nas disciplinas de Alemão, Francês, Inglês, Desenho, Geometria Descritiva e Filosofia, e realçou o papel das escolas na gestão dos exames, mesmo em período de greve.
“Gostaria de realçar o excelente comportamento das nossas escolas, que mesmo numa situação de greve, conseguiram que os nossos alunos tivessem a possibilidade de fazer os seus exames com calma e com todas as condições”, sublinhou.
A nível nacional, a média dos exames de Português baixou este ano para 8,9 valores, contra os 9,5 registados em 2012, e a taxa de reprovação aumentou dos 8%, em 2012, para os 10%, em 2013.
A média de Latim A baixou também em relação ao ano anterior, dos 10,8 valores para os 9,5. Ainda assim, a taxa de reprovação caiu, em relação a 2012, dos 9% para os 6%.
As médias a Matemática A, Biologia e Geologia e Física e Química A, na primeira fase, foram negativas, com notas médias entre 7,8, a Física e Química, e 8,2, a Matemática A.
Nestas três disciplinas, apenas a de Física e Química A registou uma ligeira melhoria na nota média, em comparação com o ano de 2012, subindo dos 7,5 para os 7,8 em 2013.
Matemática A baixou a média de 8,7 para 8,2 e Biologia e Geologia desceu a classificação média em mais de um valor, de 9,3 para 8,1.
Estas três disciplinas – Física e Química A, Matemática A e Física e Química A -, fundamentais para quem quiser prosseguir estudos superiores nas áreas científicas, como as engenharias ou Medicina, foram também as que registaram, nos exames, as maiores taxas de reprovação: 24% em Física e Química A, 20% em Matemática A e 16% em Biologia e Geologia.
Considera-se uma classificação positiva uma nota igual ou superior a 10 valores, sendo as notas atribuídas segundo uma escala que varia entre 0 e 20.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here